1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)
Eva Golinger

Clica na imagem para ver o perfil e outros textos do autor ou autora

Em coluna

O que aconteceu com a Unasul?

Eva Golinger - Publicado: Terça, 13 Abril 2010 02:00

Eva Golinger 

Durante o último semestre de 2009, a América do Sul estava escandalizada pelo acordo militar entre a Colômbia e os Estados Unidos, que permitiu a ocupação de sete bases militares colombianas por parte de Washington e abriu a porta à maior expansão militarista imperial de toda a história dessa região. 


A entidade que mais alçou sua voz e convocou reunião após reunião para esclarecer os termos do acordo entre Washington e Bogotá e também para protestar contra sua realização foi a União de Nações Sulamericanas, Unasul. 

No entanto, a Unasul nunca conseguiu esclarecer o acordo entre a Colômbia e Washington e tampouco concretizou um protesto coletivo e contundente contra. Após as pressões da administração Obama, vários países da região baixaram a voz e retiraram seus comentários.

Dois deles são o Brasil e o Peru, países a ponto de assinar acordos de cooperação militar durante a próxima semana. O próprio Secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, visitará a Colômbia, o Peru e o Brasil esta semana para concretizar e consolidar a cooperação militar com Washington.

A Chancelaria do Brasil declarou que seu acordo não tem nada que ver com o da Colômbia, no entanto, significa uma presença e um acesso militar de Washington em seu país. O acordo com o Peru também implica no uso de instalações militares e civis já existentes no país andino por parte do Pentágono.

A atual estratégia de Washington não está fundamentada no estabelecimento de novas bases militares no mundo, mas no uso das instalações já presentes em países com alguma importância geoestratégica e uma localização que permita o alcance de amplo espectro das forças militares estadunidenses por toda a região.

E onde está a Unasul frente a essas novas revelações sobre acordos militares com o Brasil e Peru? Se a Unasul não reagir da mesma maneira como no caso da Colômbia, deixaria de ser uma entidade com credibilidade regional e se converteria em simplesmente uma peça a mais de Washington na região.

Fonte: Adital.

 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.