1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)
Samir Amin

Clica na imagem para ver o perfil e outros textos do autor ou autora

Em coluna

O movimento no Egito

Samir Amin - Publicado: Quinta, 10 Fevereiro 2011 00:21

Samir Amin

O Egito é a pedra angular do plano norte-americano para controlar o planeta. Washington não vai tolerar nenhuma tentativa do Egito de pôr fim a sua total submissão aos interesses imperialistas, algo que Israel também necessita para seguir colonizando o que resta da Palestina.


Esse é o objetivo exclusivo de Washington no seu "envolvimento" para impulsionar uma "transição suave" no Egito. Em face dessa situação, EUA poderia considerar que Mubarak deveria renunciar. O recém designado vice-presidente, Omar Suleiman, chefe da inteligência militar, ficaria a cargo. Mas o exército foi muito cauteloso em não ficar ligado à repressão, preservando sua imagem perante a sociedade.

Então aparece El Baradei. Ele ainda é mais conhecido fora do que dentro do Egito, mas poderia corrigir esse defeito rapidamente. El Baradei é um "liberal", sem ideias sobre a gestão da economia, e, portanto, não pode compreender que é precisamente isso o que produziu a atual devastação social no Egito. É um democrata no sentido de que quer "eleições genuínas" e o respeito à lei (por exemplo, parar as detenções e as torturas), mas nada mais.

Não é impossível que El Baradei possa ser um aliado na transição. Mas nem o exército nem as agências de Inteligência estão dispostos a abandonar a posição dominante da qual desfrutaram na direção da sociedade. El Baradei aceitará isso?

No caso de "êxito" e "eleições", a Irmandade Muçulmana será a principal força parlamentar. Aparentemente, os EUA veriam com satisfação este resultado, porque caracterizaram a IM como "moderada", dócil, disposta a aceitar a submissão do país à estratégia norte-americana, deixando, ademais, que Israel continue com a ocupação da Palestina. A Irmandade Muçulmana está também a favor da economia de mercado existente, que faz do Egito um país totalmente dependente do exterior. Eles são, de fato, os sócios e aliados principais da burguesia "compradora", feudalizada de mil modos ao imperialismo. Não é um detalhe que a IM tenha se manifestado contra as greves dos trabalhadores e as lutas dos camponeses pela propriedade da terra.

O Plano dos Estados Unidos para o Egito é semelhante ao modelo paquistanês: uma combinação de "Islamismo político" com Inteligência Militar. A IM poderia compensar seu apoio a essas políticas sendo precisamente "não moderada" em sua conduta em relação a outras confissões religiosas. Mas, poderia um sistema desse tipo merecer um certificado de "democracia"?

O movimento atual tem como seus componentes fundamentais a juventude urbana, com estudos e diplomas, mas sem trabalho, apoiada por segmentos das classes médias educadas, democratas. O novo regime poderia, talvez, fazer algumas concessões – por exemplo, garantir seu recrutamento para servir nos aparatos estatais – mas dificilmente algo mais do que isso.

Claro, os fatos poderiam mudar se a classe trabalhadora e os movimentos camponeses entrassem em cena; mas por agora tal fato não parece estar na agenda. Evidentemente, na medida em que o sistema econômico seja administrado de acordo com as regras da "globalização neoliberal", nenhum dos problemas que deram origem ao atual movimento de protesto contra Mubarak poderão ser realmente solucionados.

Fonte: Página 12.

Traduzido para Diário Liberdade por Gabriela Blanco.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.