1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)
Eliseo Fernández

Clica na imagem para ver o perfil e outros textos do autor ou autora

Memória viva

Espaços comuns

Eliseo Fernández - Publicado: Sexta, 05 Março 2010 16:57

Eliseo Fernández Fernández

Fora das melhores ou piores relações entre as elites das nossas sociedades, têm existido sempre espaços de relacionamento entre as populações dos diversos países da lusofonia.


A vida real tem sempre outros caminhos diferentes aos dos projectos económicos e políticos ou das construções intelectuais: em ocasiões indo numa mesma direcção, outras vezes circulando em sentido totalmente oposto, e por vezes mesmo tomando direcções completamente originais, sem nada a ver com o que ocorre nas alturas. Nem as fronteiras naturais nem as artificiais têm impedido a construção de espaços comuns entre povos com a mesma língua e muito parecidos problemas.

Infelizmente, a miséria tem castigado a nossa gente e tem levado muitas pessoas a tomarem o caminho da imigração; se há alguma visão positiva desta dramática situação, se calhar bem poderia ser a possibilidade de relacionamento e convivência com pessoas doutras origens geográficas e culturais. Em situações muito complexas, nem sempre aquelas relações foram bem-sucedidas: com frequência, houve certa tendência a deitar as culpas dos nossos problemas nos “diferentes” sem pensar em que sempre fomos “iguais”. Mas, excepcionalmente, tem havido momentos históricos em que imigrantes de diversas nacionalidades e naturais dos países de acolhimento têm concordado na luta contra as causas originais dos problemas mais graves das classes populares. Alias, é muito meritório que algumas dessas situações se dessem em momentos muito dramáticos, nos quais os sentimentos mais elevados tiveram ainda assim mais força do que aqueles outros mais primários e negativos.

Esse espaço de convivência e conflito que é o mundo do trabalho foi, por vezes, o lugar onde homens e mulheres de diversas nacionalidades e línguas deram passos conjuntos para fazer um mundo algo mais livre e solidário do que o existente. Congratulamo-nos de que muitas vezes conseguissem algum sucesso nesse difícil, mas esperançoso caminho. Gostaria de aproveitar as portas abertas do Diário Liberdade para partilhar com toda a a gente algumas histórias da nossa memória comum, não com a intenção da recordação melancólica, mas com o íntimo desejo de que em algo ajudem a construir um futuro melhor para todos.

Acredito que há algum proveito em lembrar porque o povo brasileiro se ergueu na República Velha ao grito de “mata galegos”; saber quais foram os motivos que levaram o governo português a expulsar trezentos padeiros galegos nos finais do século XIX; conhecer algo mais da militância de imigrantes lusófonos entre o operariado galego, brasileiro ou português; pesquisar nas relações entre a militância antifascista dos nossos países na luta contra as ditaduras; averiguar como foi que operários brasileiros, galegos e portugueses organizaram dois congressos contra a I Guerra Mundial; comparar as consequências da febre do volfrâmio na Galiza e em Portugal; ou descobrir a história da União Galaico-Portuguesa. Estas e outras questões podem ser boas para tirar alguma lição da actividade das pessoas que há tempo viveram situações semelhantes às que nós vivemos hoje ou às que possamos viver amanhã.

Para contactar o autor: eliseo [arroba] nodo50.org

 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Você não pode postar qualquer comentário.

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.