1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)
Pedro Monterroso

Clica na imagem para ver o perfil e outros textos do autor ou autora

O diabo revisitado

A conquista do inverno

Pedro Monterroso - Publicado: Sábado, 28 Novembro 2015 20:30

Conheço o Algarve quando se cobre com o manto verde da aragem fria das noites. Este nada-que-fazer, de lojas fechadas, de souvenirs que eram para vender e penduricalhos com mais poeira do que algum dia foi suposto ter. Porque também o calor conhece o retiro e a serenidade do inverno.


A sofreguidão do amarelo dos montes e do turismo massificado ausenta-se e a autenticidade manifesta-se num frio, que até nem é nada frio(!), em areais que se espraiam pela ausência dos humanos frenéticos que, mais do que substituir o ter pelo ser, cliché tão batido dos críticos do consumismo exaustivo, a que a sociedade se entrega, substituem tudo pelo possuir. Possuem as praias com casas, com parques de estacionamento, e golfadas: todas vazias quando chega o inverno. Possuem as terras com cercas, a estradas com sinalética desnecessária para carros que agora não passam, possuem a areia com bares de madeira a exigir a renovação. Tudo fechado e, se algo parece estar aberto, os próprios algarvios são os primeiros a fugirem aos clientes. O verão basta. Ou bastava.

Lia hoje, pela rede, que Sousa Cintra tem, a partir de agora, licença para explorar petróleo entre Tavira e Aljezur, região em que repouso por estes dias, com a família, que me tranquiliza as amígdalas que me traíram os planos. Querem tentar acabar com a ausência do inverno ao sol, do qual esta região desfruta e que é a sua única salvação face aos verões secos que sobre-exploram a terra, o mar e até o céu com edifícios parvamente altos.

Mas é essa a longa saga humana, a de sermos um animal que, a certa altura da sua evolução, eliminou todos os possíveis predadores, colocando-se do lado de fora da cadeia alimentar e à lei da selva, a única lei razoável que algum dia poderá ter conhecido, chamou lei da matança e, de caçador, passou a matador. Nesse desequilíbrio continua a voracidade predatória. Até ao infinito, pensa imbecilmente, lembrando-me o imbecil que Fernando Savater (Ética para Amador, Capítulo VI) descreveu, ao ponto que não lhe conseguiria adicionar nem mais um ponto, que irá possuir cada pedaço de lugar ao sol, onde nem mesmo o inverno baste para deixar o mar viver em paz.

pedro

Foto: Pedro Monterroso


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.