1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (5 Votos)
Diego Bernal

Clica na imagem para ver o perfil e outros textos do autor ou autora

Logo se aprende

O galego é uma oportunidade

Diego Bernal - Publicado: Quarta, 06 Mai 2015 01:15

Há ideias que não costumam ser formuladas mas aquela manhã eu escuitei-na. 


Foi no corredor de uma multinacional cheia de homens engravatados. Um deles, de sotaque madrileno, explica em castelhano aos colegas que a sua adaptação a Lisboa não está a ser fácil por causa do idioma. Nem fala nem entende. “Si fuese gallego sería más fácil”. Lamenta-se o espanhol. Os portugueses assentem. “Ninguém é perfeito”, brinca com engenho um alfacinha. Todos riem, incluído quem escreve estas linhas que é a primeira vez que ouve um alto executivo de Madrid a desejar ser galego.

No mundo das empresas, da concorrência, dos curriculum vitae, é fundamental tirar proveito das nossas qualidades. O homem de negócios madrileno sabe-o bem e em Lisboa é consciente da grande riqueza, da vantagem competitiva com que contamos os galegos e as galegas: o nosso idioma.

Este engraçado episódio não deixa de ser a prova palpável de que as palavras escritas há mais de meio século por Castelão, intelectual galeguista e símbolo de união do povo galego, fazem sentido: “o galego é um idioma extenso e útil, porque –com pequenas variantes- fala-se no Brasil, em Portugal e nas colónias portuguesas”.

Hoje, felizmente, já não há colónias portuguesas mas a nossa língua continua a ser falada com diferentes aromas e sabores na maior cidade do continente americano, São Paulo; no exótico território chinês de Macau, na emergente Angola ou na distante Oceania, num dos mais novos estados do planeta, Timor Leste.

O que foi vice-reitor da Universidade de Santiago de Compostela, Elias Feijó, formulou uma imagem muito eloquente: “Cunqueiro podia ter escrito um conto sobre como se comportariam os galegos sentados sobre um imenso tesouro, a dialogarem sobre o seu futuro, sem saberem o valor desse tesouro”.

Será que vale a pena renunciarmos a uma ferramenta mundial, um idioma extenso e útil, um tesouro como o idioma galego?

Aprender uma lingua não é fácil. Porém, no nosso caso é só decorarmos essa frase de Castelão: o galego é extenso e útil. Porque o galego é a quinta língua mais falada no mundo. O galego não só nos dá identidade senão que nos dá bem-estar, abre-nos as portas da felicidade polo simples privilégio de sermos galegos, pois, voltando a Castelão, “se ainda somos galegos é por obra e graça do idioma”.

Na nossa terra o galego está a deixar de ser a língua de comunicação da gente nova. Mas, que ganhamos com isso? Precisamos de mais galego para vivermos melhor, porque o galego é uma oportunidade. Vamos renunciar a ela? 


Este artigo foi apresentado à XI edição do prémio a artigos jornalísticos normalizadores da Câmara Municipal de Carvalho que foi ganho polo artigo Etiquetaxe de Luz Cures.

 

 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.