1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)
Norbert Suchanek

Clica na imagem para ver o perfil e outros textos do autor ou autora

Notícias do Rio de Janeiro

Do Rio à Fukushima - Uma carioca visita a terra contaminada

Norbert Suchanek - Publicado: Sábado, 28 Março 2015 17:36

Imagine: A sua casa é radioativa e você sabe que nunca mais poderá voltar! “As mulheres de Fukushima são fortes heroínas, relata a carioca Márcia Gomes de Oliveira, que chegou recentemente de uma viagem a três cidades do Japão: Tóquio, Fukushima e Sendai, afetadas pela catástrofe nuclear causada pelo tsunami em Março de 2011.


Márcia, diretora do Uranium Film Festival e Representante da Agenda 21 da FAETEC, foi convidada pela entidade japonesa Peace Boat (www.peaceboat.org) para participar de três eventos lembrando o 4º aniversário do acidente nuclear de Fukushima, de 10 a 18 de março de 2015.

Em Tóquio, ela participou do Simpósio “Japan and the World Connect for a Nuclear Free Future” e em Fukushima no “The Global Conference for Voices from Fukushima”. O terceiro evento que ela participou foi a grande conferência da ONU sobre redução de risco de desastres, em Sendai, “The UN World Conference on Disaster Risk Reduction (WCDRR )”.

Durante estas conferências, Márcia Gomes informou aos participantes sobre a situação atual do programa nuclear no Brasil pós-Fukushima e sobre os desafios do International Uranium Film Festival (www.uraniumfilmfestival.org), um festival sobre energia nuclear, que nasceu no Rio de Janeiro alguns meses antes dos acontecimentos catastróficos em Fukushima.

Além disso, Márcia visitou três lugares classificados como áreas de “evacuação compulsória”, a vila de Iitate e as cidades de Minami Soma e Namie. Ela também conheceu uma casa de emergência temporária, em Kori, onde os residentes evacuados de Namie vivem até hoje. O tour de estudo chegou até 6 Km da usina nuclear de Daiichi. “O que mais me chamou a atenção na área onde não é permitido mais ninguém morar, foi ver uma natureza exuberante de mar e floresta altamente radioativa e intocada por milhares de anos. Impressionante também foi ver homens e mulheres dando suas vidas no trabalho de “descomissionamento” da área”, diz Márcia.

Além de visitar regiões afetadas pelo acidente nuclear em Fukushima, a carioca visitou também a usina nuclear em funcionamento de Onagawa - que sobreviveu ao grande terremoto e tsunami. “O caminho é muito parecido com a BR 101 que nos leva até às usinas em Angra, no Sul do Rio”, lembra Márcia e relata: “Os técnicos da usina de Onagawa falaram que graças às reformas para fortalecer suas estruturas, a usina não sofreu o mesmo impacto de Fukushima. Imagine: A última reforma foi finalizada algumas horas antes do grande terremoto e tsunami, em março de 2011.”

Márcia Gomes agora se prepara para o próximo evento, em Abril, no Canadá. “Pela primeira vez, iremos levar o Uranium Film Festival do Rio para o Canadá.” Entre 15 a 25 de Abril mais de 30 filmes sobre energia nuclear vão ser exibidos em Quebec-City e também em Montreal e Mistissini, a maior comunidade do povo indígena Cree do Estado de Quebec. Márcia também levará um novo filme brasileiro para o Canadá: “Pequeno Objeto A”, de Daniel Abib. O filme do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense é um curta metragem sobre uma menina, um cientista e uma bomba atômica.

Norbert Suchanek, Jornalista, Rio de Janeiro

norbert.suchanek@online.de

Vejam as fotos da viagem à Fukushima:

Fukushima Study tour Cidade Namie Depois da onda do tsunami chegou a contaminação radioativa do acidente da usina nuclear em Fukushima

Fukushima study tour - Cidade Namie - Depois da onda do tsunami chegou a contaminação radioativa do acidente da usina nuclear em Fukushima.

fuEstrada radioativa em Namie seis quilometros da usina nuclear de Fukushima A cidade Namie sofreu duas vezes Depois do tsunami chegou a contaminação radioativa do acidente da usina nuclear

Estrada radioativa em Namie, seis quilometros da usina nuclear de Fukushima. A cidade Namie sofreu duas vezes: Depois da onda do tsunami chegou a contaminação radioativa do acidente da usina nuclear em Fukushima.

fuTerra radioativa guardada em milhares de sacos plasticos pretos em Namie perto de Fukushima1

Terra radioativa guardada em milhares de sacos plásticos pretos em Namie, 6 Km da usina nuclear de Fukushima.

fuMulher de Fukushima Woman from Fukushima against Nukes Marcha 4º aniversario em FUKUSHIMA 11 DE MARÇO DE 2015

Mulher de Fukushima - Woman from Fukushima against Nukes - Marcha 4º aniversário em Fukushima 11 de Março de 2015.

fuJovens de Fukushima de um grupo de poesia no The Global Conference for Voices from Fukushima Cidade de Fukushima

Jovens de Fukushima de um grupo de poesia no The Global Conference for Voices from Fukushima, na Cidade de Fukushima, 12 de Março de 2015.

fuTerra radioativa guardada em milhares de sacos plasticos pretos em Namie perto de Fukushima 2

Terra radioativa guardada em milhares de sacos plásticos pretos em Namie, 6 Km da usina nuclear de Fukushima - Nevando sobre os sacos pretos que são guardados a céu aberto sem proteção.

fuMadeira radioativa que vai ser queimada numa usina especial para material radioative na região Namie perto de Fukushima

Madeira radioativa que vai ser queimada numa usina especial para material radioativo na região de Namie, 6 Km da usina nuclear de Fukushima.

fuStand com comida brasileira no Peoples Pavilion durante o evento da ONU WCDRR

Stand com comida brasileira no Peoples Pavilion durante o evento da ONU WCDRR, em Sendai.

fuMárcia Gomes em apresentação no Peoples Pavilion The Global Conference on DRR for Civil Society Sendai Japão 16 de março 2015

Márcia Gomes de Oliveira da FAETEC Rio de Janeiro apresentando seu trabalho e o Uranium Film Festival no Peoples Pavilion - The Global Conference on WCDRR for Civil Society - Sendai Japão 16 de Março 2015.

fuCentro da cidade de Fukushima hoje Março de 2015

Centro da cidade de Fukushima hoje - Março de 2015

 

Mapa de Fukushima com as áreas visitadas, produzido por Yasuko Takahashi para Uranium Film Festival - www.uraniumfilmfestival.org

Créditos das fotos: Uranium Film Festival - www.uraniumfilmfestival.org

Marcia Gomes da Oliveira na TV Alemã

http://www.dw.de/radioatividade-vira-tema-de-festival-de-cinema/av-17963772

Site do Festival: www.uraniumfilmfestival.org


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.