1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)
Milton Temer

Clica na imagem para ver o perfil e outros textos do autor ou autora

Coreto da Praça

Posse de Dilma

Milton Temer - Publicado: Sexta, 02 Janeiro 2015 12:08

Imagem que impressiona, prioritariamente, é a da ausência de povo nos espaços abertos em frente ao Congresso, em Brasília, se fizermos uma comparação com a posse de Lula em 2002.


 Na frente do Planalto, apenas tropa mobilizada (cadê os 40 mil?), deixando saudades do maremoto de gente, que até a pé chegou a Brasília em 2002.

Não é por acaso.

A desmobilização crescente, deliberadamente organizada desde então, pelo próprio Lula, e que até sentiu certa recuperação durante a campanha do segundo turno, em função do risco de restauração predatória do mandarinato tucano-pefelista caso não houvesse o veto a Aécio [Neves], se explica.

Explica-se principalmente pelo desencanto crescente com o pacto conservador de alta intensidade, por conta de um reformismo débil, e que se sentiu reforçado - na contracorrente do que se prenunciava na campanha eleitoral - tanto pela indicação dos titulares da área econômica como pela mediocridade dos indicados pelos partidos da chamada "base aliada".

E isto é grave, tendo em vista a forma escancarada com que a direita mais reacionária do país hoje embandeira uma hostilidade institucional, para citar os porta-vozes no Congresso e na mídia mais conservadora, quando não golpista, a considerar segmentos crescentes e organizados na sociedade.

Quanto ao discurso, deixando de considerar o autoelogio na enumeração do que são consideradas conquistas do governo, o diferencial expressivo em relação ao que seria produzido pelo seu opositor, caso tivesse sido eleito, foi a reafirmação da prioridade latino-americana e caribenha como eixo da política externa. É muito se comparado ao que seria feito pelos tucano-pefelistas, mas quase nada diante do recuo diante de questões fundamentais do que se esperava da presença da legenda do PT no Planalto - Reforma Agrária; Reforma Tributária progressiva e anti-privilégios ainda concedidos, e certamente a serem mantidos, ao grande capital; um posicionamento corajoso sobre Auditoria da Dívida Pública, com destaque para menor submissão ao socialmente predatório superávit fiscal, território de esbórnia dos banqueiros e dos mega-especuladores dos "livres mercados".

Ou seja; expectativa de mais quatro anos de mais do mesmo. Comparação gestionária entre a administração lulopragmática e a administração FHC.

É muito pouco. É a derrota de uma geração.

Não há de ser nada. A despeito da vilania, Luta que Segue!


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.