1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)
Marcus Eduardo de Oliveira

Clica na imagem para ver o perfil e outros textos do autor ou autora

Economia Social e Humana

Em torno de outros valores

Marcus Eduardo de Oliveira - Publicado: Sexta, 05 Setembro 2014 12:41

Enquanto a visão de progresso social, baseada na expansão permanente dos desejos materiais, for o mote principal das políticas que respondem pelo crescimento da economia, alcançar a sustentabilidade (a ação que procura devolver o equilíbrio à Terra e aos ecossistemas) estará cada vez mais distante.


Romper com essa falsa ideia de progresso via acúmulo de bens materiais é um dos primeiros e mais importantes passos a ser dado para a reconstrução da sociedade em torno de outros valores.

“Dentro” desses outros valores, necessariamente, deve estar contida a noção precípua de que crescimento econômico é sempre insustentável; de que crescer implica sempre menos meio ambiente; e de que, finalmente, a economia é um subsistema da natureza – um sistema aberto dentro do ecossistema.

Reconstruir a sociedade dentro de outros valores passa também por entender que o nível de produção e consumo atual do mundo é insustentável e precisa ser reduzido, uma vez que desde que a sociedade de consumo se instalou no mundo ocidental a partir do industrialismo, possibilitando, assim, que o consumo total da economia humana excedesse a capacidade de reprodução material e assimilação de rejeitos da ecosfera, a crise ambiental, “típico produto” desse excesso, evidenciou, desde então, que o sistema não pode incorporar a todos no universo de consumo em função da finitude dos sistemas naturais.

Enquanto a megamáquina econômica continuar crescendo, absorvendo cada vez mais recursos e gerando, por conta disso, destruição ambiental e poluição, continuaremos assistindo as extinções de fauna e flora alcançarem ritmos jamais vistos ao longo da história da humanidade.

É por isso que urge recusarmos enfaticamente o dogma da teoria econômica ocidental que defende o crescimento como alternativa primeira à condição de se alcançar prosperidade. É por isso ainda que devemos enveredar esforços para reencaixar as atividades econômicas dentro dos limites dos ecossistemas, buscando atingir políticas de sustentabilidade.

Estejamos certos de que a vitalidade da Terra e o futuro da espécie humana só serão garantidos se conseguirmos conferir-lhes sustentabilidade. Caso contrário, como está bem apontado na obra “Sustentabilidade – O que é, o que não é”, de Leonardo Boff, poderemos ir de encontro à escuridão. 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.