1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)
Xurxo Martiz Crespo

Clica na imagem para ver o perfil e outros textos do autor ou autora

Em coluna

Legitimidade

Xurxo Martiz Crespo - Publicado: Segunda, 28 Julho 2014 16:11

São muitos, em democracia, que confundem legitimidade com democracia.


Podem-se fazer mil malabarismos para tratar de meter-nos ambas as palavras como sinónimos. Nada mais afastado da verdade. A legitimidade não deixa de ser a origem (o «pedigree») com que se apresenta aquele que manda.

O ditador Franco ensinava-nos a sua legitimidade em todas as moedas: «Caudillo de España por la gracia de Dios». A legitimidade, a origem do seu poder, era umha concessão divina, o próprio Deus (acho que seria o Deus cristão) «decidiu» que o ditador fascista Franco se alçasse em armas contra a legitimidade dos votos da democracia republicana e organizasse o poder do Estado baseado numa legitimidade medieval ou, melhor dito, ancestral: a lei do mais forte. O próprio Deus que legitimou Franco, portanto, legitima o seu sucessor, o hoje ex-rei Juan Carlos, e assim, como a legitimidade do mais forte até que chega um mais fraco, até chegar ao rei espanhol Felipe VI.

Em democracia a legitimidade não pode vir da graça de Deus, nem esta graça pode ser votada para ser legitimada. Da mesma maneira que não há filhos ilegítimos e legítimos, senão simplesmente filhos, a única legitimidade em democracia é a dos votos; as outras estão nos livros de história.

Portanto, o «verniz «constitucional-democrático» da monarquia espanhola deixa muito que desejar; chega com «riscar» um pouco, ou aplicar a «prova do algodão» para repararmos que «algo fede», não só na Dinamarca. 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.