1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)
Roberto Numeriano

Clica na imagem para ver o perfil e outros textos do autor ou autora

Tudo que é sólido desmancha no ar

Comedores de banana

Roberto Numeriano - Publicado: Segunda, 28 Abril 2014 23:17

Alguns estão deslumbrados com a atitude do jogador do Barcelona, Dani Alves, que na última partida do seu time, depois de quase ser atingido por uma banana jogada na marca de escanteio, prontamente pegou-a e deu uma dentada.


Os deslumbrados acreditam que o ato de comer a banana foi um bela resposta antirracista.

Tenho minhas dúvidas sobre o caráter pedagógico da decisão do jogador. Dá até para entender, se for mesmo uma resposta aos torcedores racistas, mas creio ser inócua e até mesmo propícia à gozação de quem joga bananas em campo ou pratica racismo em outros ambientes. Os fanáticos do futebol, racistas ou não, só serão enquadrados / reprimidos eficazmente se o seu clube perder pontos na partida onde o ato se der (contra negros e/ou qualquer etnia vítima desses doentes).

Simples assim.

Ao mesmo tempo, no momento em que um cretino racista jogar uma banana ou imitar sons de macaco quando um jogador negro dominar a bola, todos os seus colegas simplesmente deveriam sair do campo, abandonando a partida. Simples assim, também.

Radical? Sim...

Essa é, para mim, a única resposta que pode calar o torcedor racista: seu time perder pontos e a partida ser encerrada por WO. O resto, meus caros deslumbrados, é conversa pra boi dormir.

Por último, muitos desses jogadores vítimas de racismo (Neymarketing, por exemplo, que já disse não ser negro, quando perguntado por um repórter se os gritos imitando macacos eram dirigidos a ele) são também preconceituosos: pois o Neymarketing, diante de uma derrota contra um time do Nordeste, ano retrasado, chamou-os de "bando de paraíbas", tentando rebaixá-los. Mas sobre isso a mídia sequer colocou em pauta.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.