1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)
Roberto Numeriano

Clica na imagem para ver o perfil e outros textos do autor ou autora

Tudo que é sólido desmancha no ar

Gabriel García Márquez na eternidade de Macondo

Roberto Numeriano - Publicado: Sexta, 18 Abril 2014 17:57

O homem se foi.


Talvez tenha ido pro céu de Macondo, encontrar Aureliano Buendía para prosear as fantásticas vidas que nos legou um dos maiores romancistas que o nosso planeta já abrigou. 
 
Sinto que fico cada vez mais órfão do tempo e da vida quando esses meus pais aos poucos se despedem da cena do mundo. Dia desses, embarcou pro seu Memorial do Convento o nosso Saramago. Agora, também vai embora Gabriel García Márquez. Só é possível ter uma ideia aproximada dessas perdas quando amamos a grande literatura, algo que transcende mesmo, espiritualmente, como um tipo de revelação, os limites de nossas pobres vidas humanas. Talvez não nos reste mais nenhum. Talvez nosso fim seja mesmo fenecer entre Paulos Coelhos e outras "celebridades" literárias, que o mercado de "best-sellers" e as críticas de revistas norte-americanas nos vendem como grandes, e os quais não passam de mediocridades ou vulgares escritores. 
 
O grande pai de Cem anos de solidão fez sua passagem, justamente, na Páscoa cristã, uma feliz coincidência (apenas coincidência?) para quem renovou a literatura mundial e também era defensor de um mundo de paz e igualdade entre os homens, um mundo socialista. 
 
Obrigado, meu caro. Siga em paz na eternidade de suas Macondos.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.