1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)
Raphael Tsavkko Garcia

Clica na imagem para ver o perfil e outros textos do autor ou autora

Defenderei a casa de meu pai

Dilma no El País: Ela não entendeu nada dos protestos de junho

Raphael Tsavkko Garcia - Publicado: Quinta, 28 Novembro 2013 02:05

Ao ler a pífia entrevista com Dilma que o El País fez, chego a uma conclusão básica:


Ela NÃO ENTENDEU NADA dos protestos de junho! A figura acredita piamente q os protestos são resultado dos esforços do governo dela em MELHORAR o país, a renda... Sério?

Ou seja, só ocorreram protestos porque o PT melhorou a qualidade de vida do povo!O.o

A mulher acredita ainda que houve diálogo, que a violência estatal foi localizada, que os governadores escutaram o povo... Só internando!

As "soluções" apresentadas por Dilma: 1. Gambiarras na Saúde ao invés de investimentos de verdade, sérios e a longo prazo. 2. Privatizações 3. Dizer que a piada das "obras de mobilidade" pra Copa são resposta para protestos posteriores (obras que NÃO ficarão prontas, aliás). 4. Só isso.

Poderia ainda citar a "Constituinte", mas foi algo tão tosco, mal pensado e risível que é melhor deixar pra lá. E a "reforma política" é outra lenda contada repetidas vezes.

As pessoas foram às ruas porque estavam cansadas de ser roubadas, sacaneadas e vilipendiadas e de ver na TV propagandas maravilhosas de como suas vidas tinham mudado. A realidade não era comparável à beleza das propagandas.

O aumento das passagens foi o estopim para a revolta de quem não vê esse maravilhoso mundo petista da inclusão social. A violência policial, que Dilma minimiza, foi o catalisador para mais revolta.

O MPL está desde sempre nas ruas, está protestando há anos - inclusive com o apoio de políticos do PT contra os aumentos de passagem do neoaliado e neoquerido Kassab -, mas este ano a repressão acabou por se voltar contra os governos. A insatisfação popular foi maior do que os governos podiam esperar.

Não, não se trata de uma "classe média" de 291 reais que apenas quer mais, que com mais renda notou milagrosamente que os serviços públicos são ruins e quer mais. Se trata de um povo que cansou de serviços públicos que são simplesmente péssimos, medíocres e que subir ou descer a renda não mudam o panorama de exclusão.

Foram protestos de pura insatisfação popular com a falta de diálogo, com a repressão e com a intransigência eterna dos que estão no alto de seus cargos acenando com o dedo do meio para o povo.

Em meio à todo o cenário de exclusão estádios de bilhões de reais, promessas de obras faraônicas que não saíram do papel ou que foram (e estão) sendo executadas sem qualquer diálogo com a sociedade, regras impostas de fora, pela FIFA, de exceção e tudo tratorado.

Mas num ponto Dilma tem razão, mesmo que de forma involuntária: O PT te muita responsabilidade pelos protestos. Mas não porque "elevou a renda", mas porque o PT representou por anos a esperança e a mudança e, no poder, acabou por se comportar em geral como o PSDB.

Mas um PSDB que funciona, "melhorado", melhor gestor do capitalismo no país, capaz de vender o país, privatizar e defender abertamente a repressão policial (né Cardozo?), mas ao mesmo tempo mantendo o discurso fake de mudança, distribuindo bolsas como solução final para problemas históricos.

Não sou contra bolsas, não sou contra o Mais Médicos, mas não vejo estes programas (no caso do último feito às pressas e nas coxas) como a salvação da pátria e sim como paliativos pensados para problemas pontuais e usados politicamente (o que é legítimo até certo ponto) para contentar as massas de tempos em tempos.

Não são mudanças estruturais. Não são mudanças pensadas a longo prazo, são paliativos.

E nisso o PT é mestre.

Os protestos, de certa forma, mostram o limite dessas políticas. O limite da propaganda dessas "mudanças". Não se trata, como diz Dilma, de uma população que ascendeu socialmente e quer ter acesso a mais, e sim de uma população que nunca teve acesso e CONTINUA sem ter. A diferença parece pequena, mas não é.

O discurso baseado apenas em renda mostra seus limites. Ganhar 291 reais não leva ninguém à classe média. Permite comprar mais a prazo, comprar geladeira, fogão, TV, som... Mas não permite viver em local com saneamento básico, dar educação de qualidade aos filhos... Não permite sobreviver à chacinas comandadas pela PM ou a ser morto "por engano" pela PM.

Os protestos de junho mostraram o fracasso da política de paliativos e imediatismo mal planejado do PT (e o fracasso das políticas históricas do PSDB e aliados, que jamais vislumbraram o pobre como sujeito de direitos) e a semelhança entre os projetos de poder do PT e do PSDB, tendo no primeiro um gestor muito melhor do projeto do segundo.

Pra quem tiver estômago, a entrevista bit.ly/1endbAV 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.