1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)
Norbert Suchanek

Clica na imagem para ver o perfil e outros textos do autor ou autora

Notícias do Rio de Janeiro

"Nunca foi só por 20 centavos" "Fora Cabral"

Norbert Suchanek - Publicado: Sábado, 22 Junho 2013 14:28

300.000 ou mais pessoas demonstrando na Avenida Presidente Vargas, Rio de Janeiro, na quinta-feira à noite, pacificamente. Antes da demonstração, o Governo do Rio anunciou o retorno do preço dos coletivos ao valor anterior dos protestos - 20 centavos menos.


Mas este jogo de xadrez do Governador Sérgio Cabral e seu colega, Prefeito Eduardo Paes, não deu certo. O povo carioca ignorou e lotou a Avenida Presidente Vargas, da Candelária ao prédio da Prefeitura. Uma festa com a Hino Nacional e todos em uma só voz: ... "Foda-se a Copa", "Nunca foi sobre 20 centavos", "Queremos um Brasil melhor", "Queremos educação", "Queremos saúde", "Fora Cabral". Estes gritos e os escritos dos milhares de cartazes dos manifestantes não foram ouvidos e vistos pelos canais de televisão no Brasil - a Globo ou os canais dos evangélicos, por exemplo. Eles estavam em busca de violência. Mas os manifestantes foram pacíficos e cantavam com alegria.

Finalmente os repórteres dentro dos helicópteros ganharam as imagens que queriam: uma dúzia de criminosos ou frustrados destruindo grades e o Terreirão do Samba ao lado do Sambódromo, no Catumbi, bairro já castigado por abandono. Mas estes caras não foram manifestantes. A polícia militar, com seu quartel ao lado, deixou o vandalismo acontecer. E os helicópteros da imprensa brasileira ganharam as suas imagens espetaculares que queriam. Finalmente quando outros vândalos atacaram a Prefeitura, a polícia atuou com bolas de borracha, gás lacrimogêneo, spray de pimenta. Vários manifestantes foram vítimas.

Quem faz vandalismo não é manifestante!

Na sexta pela manhã, jornais publicaram: "A confusão se alastrou por várias ruas da região e deixou um rastro de destruição e pelo menos 44 feridos ou intoxicados e sete detidos. As cenas de guerra civil se repetiram na cidade, como havia ocorrido na segunda-feira, com depredação, saques, incêndios e violência da polícia e de manifestantes."


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.