1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)
Xurxo Martiz Crespo

Clica na imagem para ver o perfil e outros textos do autor ou autora

Em coluna

Chávez: «perro, pericote y gato»

Xurxo Martiz Crespo - Publicado: Segunda, 11 Março 2013 17:16

«Perro, pericote y gato» (cam, rato e gato) som os três animais que fijo comer num mesmo prato, todo um milagre, o santo mulato peruano sam Martim de Porres, o humilde santo que tinha como único trabalho no convento varrer. Chávez obrou o mesmo milagre, fijo que muitos coméssemos no seu prato, na sua mao, o seu alimento esperançador e cheio de dignidade que ia desde alimentar os latino-americanos, nom apenas os venezuelanos, com a arma da saúde e da cultura, até chantar-lhe cara e chamar o inimigo polo seu nome.


Nese mesmo prato comêrom os membros da ALBA e a primeira instituiçom panamericana em que nom estavam nem os Estados Unidos nem o Canadá: o CELAC. Mas esses sucessos internos e externos de um homem irrepetível para a história vem-se ensombrecidos pola ditadura da caverna em que o mundo ocidental e «desenvolvido» mantém a sua populaçom, lendo, escuitando e vendo sombras.

Para mim hoje é um dia triste. Estivem o dia 11 de abril de 2002 frente ao Palácio de Governo de Miraflores defendendo a Revoluçom. Comigo estavam venezuelanos de todas as classes sociais, também estivo Farruco Sesto, amigos bascos, descendentes de cataláns; um deles, o fotógrafo Jorge Recio, ficou parapléxico por umha bala dos golpistas. Todo estes esforços nom vam ficar órfaos. O povo venezuelano é um povo valente e consciente do seu destino e a América Latina avaça como um comboio de alta velocidade no caminho certo, porque Chávez percebeu bem que nengum homem é umha ilha e nengum povo pode dar as costas à humanidade.

Resumindo, enquanto a nossa história passada e recente, nacional e estatal, está inçada de políticos melífluos, intranscendentes e paifocos, veu este homem, milagre da América, milagre do mundo, pedir-nos a mao, o ombro, as letras, as forças, a vontade, a consciência, a inteligência, a paciência, o riso, a alegria; para que nom nos rendamos nunca. Venceremos! Até sempre, comandante!


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.