1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)
Norbert Suchanek

Clica na imagem para ver o perfil e outros textos do autor ou autora

Notícias do Rio de Janeiro

Césio 137, sobre o desastre de Goiânia, destaque na Alemanha

Norbert Suchanek - Publicado: Terça, 16 Outubro 2012 11:51

Os filmes brasileiros sobre o acidente de Goiânia entusiasmaram e emocionaram o público em Berlim. A sessão com três curta metragens e um longa de Roberto Pires sobre o acidente em Goiânia com o Césio 137, ocorrido em Setembro de 1987, foi o destaque e um grande sucessso da Mostra Itinerante do Uranium Film Festival em Berlim, com a presença dos diretores Laura Pires, Luiz Eduardo Jorge e Angelo Lima.


O festival "Urânio em Movi[e]mento", internacionalmente reconhecido como Uranium Film Festival, nasceu no Rio de Janeiro em 2011. Ele é o único festival mundial dedicado a filmes sobre todo o complexo da energia nuclear, mineração de urânio e riscos radioativos. A Mostra em Berlim, de 04 a 12 de outubro, exibiu mais de 60 filmes. Além dos três diretores brasileiros, também estiveram presentes e debateram com o público diretores da Itália, EUA, Índia, Suécia e Alemanha. O Diretor Shriprakash da Índia disse que sua presença no festival foi muito importante, porque foi a primeira vez que ele encontrou outros diretores "nucleares" para trocar experiências e ideias. Shriprakash: "O festival mostra com uma grande clareza que nós não estamos sozinhos."

Berlim não é o final da viagem do Urânio em Movi[e]mento. A próxima parada está planejada para Janeiro de 2013, na Índia. E já está planejado para Maio de 2013 o terceiro Uranium Film Festival no Rio de Janeiro. Diretores podem se inscrever até 31 de janeiro de 2013.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.