1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)
Norbert Suchanek

Clica na imagem para ver o perfil e outros textos do autor ou autora

Notícias do Rio de Janeiro

Separar para Dominar

Norbert Suchanek - Publicado: Terça, 18 Setembro 2012 00:05

O Brasil está fazendo a usina nuclear Angra 3, o primeiro submarino nuclear da América Latina, a hidrelétrica Belo Monte e outras barragens destrutivas do norte ao sul do Brasil.

Uma carta aberta do Rio de Janeiro para o movimento anti-nuclear e ao Bispo do Xingu

Erwin Kraeutler.


No mundo da luta, uma das frases maquiavélicas mais fundamental de todos os tempos é esta: "SEPARAR PARA DOMINAR": No caso do movimento anti-nuclear isto significa que o movimento não pode ser "cego" para os outros problemas ecológicos ou sociais deste país e do planeta. Primeiro: Tudo está conectado. Da produção de alumínio e da mineração de minerais radioativos até a produção e exportação da soja e do frango congelado. A conexão é a necessidade de produção de energia elétrica em grande escala.

Segundo: Quando o movimento anti-nuclear torna-se "cego", por exemplo, à desastrosa construção de Belo Monte ou das barragens no Rio Madeira ou da trágica transposição do Rio São Francisco, o movimento anti-nuclear está enfraquecendo todo o movimento ecológico e social do Brasil.

Somente juntos somos fortes! Movimentos separados - isto mostra a longa história das guerras - são simplesmente fácil de eliminar. Ou, o que é mais importante neste século 21, é mais fácil de controlar e dominar. Porque até uma democracia falsa precisa de movimentos, mas claramente, movimentos bem controlados - tigres sem dentes!

Cada movimento ecológico "cego" para outros movimentos ecológicos está em risco de ser usado pelos inimigos - a indústria anti-ecológica e suas oligarquias e políticos. É muito simples driblar movimentos ecológicos que estão separados por este sistema destrutivo em que nós vivemos.

Quando o movimento anti-nuclear não tem uma posição clara contra Belo Monte, significa uma faca nas costas de todos que lutam já desde 1988 (incluindo eu) contra esta barragem contrária à humanidade.

O movimento anti-nuclear - igualmente como todos os movimentos ecológicos - não pode deixar uma porta aberta para mal entendimentos e para ser manipulado por outros interesses.

Não é possível ganhar a luta para um futuro sustentável sem riscos radioativos, quando o movimento anti-nuclear não se manifesta contra as lutas ecológicas atuais, como as lutas contra os transgênicos, contra barragens ou contra o roubo das terras indígenas.

Imagine se todos os companheiros contra Belo Monte não se manifestarem contra Angra 3, 4 ou 5. Imagine se todos os que são contra a monocultura da soja não terem nenhum problema com a construção da mina de urânio-fosfato em Santa Quitéria, no Ceará.

Só juntos somos fortes! Sózinho somos fracos! Quem falou que a luta é um passeio num shopping center?

Abraços para todos e todas

Norbert Suchanek, Rio de Janeiro


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.