1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)
Carlos Taibo

Clica na imagem para ver o perfil e outros textos do autor ou autora

Queda do império

Príncipes descorteses, fascismo popular

Carlos Taibo - Publicado: Quarta, 04 Julho 2012 19:26

A futebolística jornada do 1 de julho coloca-me na cabeça duas ideias diferentes.


A primeira refere-se à manifesta falta de compostura que, durante o orgásmico partido de futebol, demonstraram Felipe de Borbón, o príncipe herdeiro, e Mariano Rajoy, o primeiro ministro espanhol. Só há duas possibilidades: ou estes personagens são pouco educados e corteses --muitos dos presidentes de clubes de futebol, inocultadamente mafiosos, parecem porém mais corretos no palco--, ou Felipe e Mariano decidiram botar mão, sem fendas, do feitiço envolvedor do fascismo popular.

Intuo que é bastante mais provável que se trate disto último, e não posso evitar a formulação duma obviedade: os sórdidos gestos populistas dos governantes espanhóis produzem, infelizmente, as consequências desejadas. Porque, quantos desses jovens que na noite do dia 1 berravam exaltados hão de sair à rua os próximos meses para defenderem uns empregos que não têm, para contestarem os miseráveis salários que cobram e para fazerem frente à cobiça empresarial?

Procuro agora a segunda questão. Vi estes dias em Madrid, nas celebrações futeboleiras, alguma bandeira republicana espanhola. Aclararei que ainda que não sou republicano --não acredito em governos nem em estados; nem sequer acredito numa república galega--, sinto certo respeito pela velha bandeira tricolor. Bastará com lembrar os mestres que deram a sua vida na década de 1930. Resulta-me por isso singularmente incómodo que a bandeira republicana se misture com as celebrações destas horas, como se essa gigantesca estafa social que é a história da 'Roja' --não faço agora juízos desportivos, que podem ir por outro caminho-- ficasse redimida quando se esconde trás uma bandeira tricolor.

Não será este um fino termómetro do que nos espera da mão duma imaginável terceira república em Espanha: a mesma miséria com diferente embrulho? Pergunto. Eu apenas pergunto.

Fonte: Sermos Galiza.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.