1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)
José Biern Boyd Perfeito

Clica na imagem para ver o perfil e outros textos do autor ou autora

A jangada de ideias

A Lingua Portuguêsa e o acordo ortográfico

José Biern Boyd Perfeito - Publicado: Terça, 14 Fevereiro 2012 16:22

José Biern Boyd Perfeito

Muito se fala sobre o acordo ortográfico, mas com pouca base fatual. A verdade é que a elisão das consoantes mudas, repostas no SEC XVI procurando criar uma ilusão de um Português clássico, mais perto do Latim, está prevista desde 1911, no que foi o AO baseado na gramática do Gonçalves Viana.


A introdução das consoantes mudas, no caso de Victor p.ex, foi engendrada pelos humanistas renascentistas que, não só acrescentaram essas consoantes, como mudaram as grafias de f e d com os PH, os TH e os CH, derivados da vertente Grega e não utilizados no Galaico-Português, esse sim, o nascente do manancial da Lingua Portuguêsa e numa versão simplificada e popular.

Citando Almeida Garret, a grafia da lingua Portuguêsa devia ser o mais simplificada possível, para unir todos os falantes da mesma lingua.

É preciso compreender que as linguas vivas são dinamicas e não estáticas, não se pode criar uma estrutura rigída que se mantenha para sempre, pois a cada geração, tudo se altera, a cada nova situação, uma nova expressão de cria.

Existem muitas formas de falar o Português, porque não podemos colocar no mesmo saco a grafia e a fonética. Também no Brasil, existem milhares de pronúncias e regionalismos que alteram a forma de falar e se escrever.

Mas o erro é fechar a lingua nela própria, não a partilhar, pensar que essa lingua é só nossa e como tal, é como a falamos e escrevemos. Esse próprio sentimento, é perigoso e começa aqui, no próprio Portugal, de uma localidade para outra, as diferenças, as pronúncias e as formas de falar.

Abrir a lingua é partilhá-la, é dar a possibilidade de ela própria evoluir, de inventar novas expressões, novas palavras, de receber e de dar, sem mêdos e sem receios que uma parte seja mais forte que a outra.

Cada mar, tem rios que se juntam a ele, engrandecendo a sua própria dimensão, mas cada rio provém sempre de uma nascente, de um ponto diminuto, onde tudo tem origem.

Assim também é a lingua Portuguêsa, seja ela agora uma dimensão de mar que é no mundo, ela provém de uma nascente, que conjuntamente com o Galaico, são a têmpra das nossas gentes, do nosso passado e nada há que possa alterar isso.

Não há que ter receios....


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.