1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (14 Votos)

manningEstados Unidos - Diário Liberdade - [Alejandro Acosta] As revelações de Bradley Manning, ex agente da CIA, que chocaram o mundo


O ex-agente Bradley Manning, que revelou documentos secretos da política externa dos EUA. Foi condenado a 35 anos de prisão. Foto: Domínio Público

Há cinco anos, o governo norte-americano foi surpreendido pela publicação na Internet, no site Wikileaks, de 91 mil documentos secretos do Exército sobre a invasão do Afeganistão, referentes ao período de janeiro de 2004 a dezembro de 2009. As atrocidades e o número de mortos ficaram claros e classificados.

Em 2007, o mesmo site tinha publicado um vídeo que mostrava um helicóptero do Exército massacrando 12 pessoas, civis iraquianos e dois jornalistas da agência de notícias Reuters.

Posteriormente, o ex-agente da CIA, Bradley Manning, revelaria dezenas de milhares de documentos secretos do Departamento de Estado que despiram a macabra política exterior dos Estados Unidos.

Manning acabou sendo preso e condenado a 35 anos de prisão. No julgamento, ele declarou: “Pensei que o vídeo pudesse levar a sociedade norte-americana a reconsiderar a necessidade de envolver-se em operações de antiterrorismo, sem nada saber sobre a situação humana das pessoas contra as quais disparamos todos os dias.” “Fiquei muito perturbado, quando não vi qualquer reação diante de crianças feridas, nem por parte dos soldados que as assassinaram , nem pela chefia militar; parece que não dão valor algum à vida humana e referem-se [aos mortos] como filhos da puta mortos."

As ações de Bradley Manning fazem lembrar o que fez Daniel Ellsberg, que divulgou os “Papéis do Pentágono”, no qual se expunham as mentiras do governo Richard Nixon, nos anos de 1970, e que apressaram o fim da Guerra do Vietnã. O escândalo de Watergate, que expôs a espionagem do Partido Democrata pelo Partido Republicano, foi provocado pelas revelações do então número dois do FBI, Mark Felt.

Os vazamentos têm crescido e aumentado de criticidade conforme o imperialismo tem ido se enfraquecendo e a crise capitalista se aprofundando. As recentes revelações de Edward Snowden foram ainda mais escandalosas que as revelações de Manning sobre o caráter fascista do estado norte-americano. Ao mesmo tempo que aumentam as barbaridades cometidas pelos imperialistas com o objetivo de conter a revolução a qualquer custo, crescem os desafetos, mesmo apesar dos relativamente altos salários pagos pelo governo e as várias agências de inteligência.

Alejandro Acosta é cientista social, colaborador do Diário Liberdade e escreve para seu blog pessoal.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.