1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

manif novayorkEstados Unidos - Esquerda - "Sem justiça não há paz" gritaram as pessoas que se manifestaram neste sábado contra a morte do jovem negro Eric Garner às mãos da polícia de Nova York, em julho passado, e contra a violência policial em Ferguson. Na faixa da cabeça da manifestação pode ler-se: "Não recuaremos".


Foto: "Não recuaremos" lê-se na faixa segurada pelo reverendo Al Sharpton, que encabeçou a manifestação. Por Justin Lane/Epa/Lusa.

A manifestação decorreu no parque Tompkinsville, em Staten Island (Nova York) e foi convocada pela National Action Network, a organização do reverendo e ativista negro Al Sharpton, que encabeçou a manifestação. Segundo os organizadores terão participado no desfile mais de 5.000 pessoas.

O protesto foi convocado contra a morte de Eric Garner pela polícia em Nova York e visou protestar também contra a morte de Michael Brown e a brutalidade policial em Ferguson, no Missouri. "A vida dos negros não tem valor" podia ler-se num dos cartazes transportados pelos manifestantes.

Eric Garner morreu asfixiado, quando estava a ser detido por vender cigarros na rua. Num vídeo amador é possível ver um polícia a apertar o pescoço de Eric Garner e ele desmaiar. A sua morte já foi considerada como homicídio pela órgão de Nova York responsável pela perícia. Porém, o polícia assassino, Daniel Pantaleo, não foi detido e só na passada terça-feira o promotor público de Nova York anunciou que convocará um grande júri para investigar a morte de Garner.

Neste sábado, os manifestantes ocuparam a Victory Boulevard – onde Garner foi asfixiado - e clamaram por justiça. Discursando no local, Al Sharpton disse: "Não estamos contra a polícia, mas queremos justiça – e queremos agora" e pediu ao presidente da câmara "uma reforma policial".

Outro orador afirmou: "Nós negros também somos pessoas. Precisamos da proteção da polícia, não de agressões. Chega de lágrimas, chega de vítimas. Não vamos parar até que alguém vá para a prisão por isto".

"Não podemos respirar!" e "Não atire em mim!" foram outros slogans muito gritados, enquanto manifestantes transportavam cartazes com fotos e nomes de jovens negros e latinos mortos pela polícia.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.