1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (3 Votos)

tortura-del-submarinoEstados Unidos - Diário Liberdade - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, admitiu que a CIA usou métodos de tortura para obter informações de supostos terroristas, após os ataques de 11 de setembro de 2001.


Questionado sobre a intervenção da CIA na investigação do Senado dos EUA sobre os interrogatórios forçados praticados pela agência, Obama confessou: "fizemos certas coisas que são erradas", incluindo "torturas a algumas pessoas".

Obama assegurou que, quando assumiu a presidência, certos métodos foram abolidos. Mas a CIA negou que esses métodos, que incluem o "waterboarding" ou afogamento simulado e a privação do sono, possam ser classificados como tortura.

Mesmo assim, Obama disse que respalda o diretor da CIA, John Brennan, que esta semana admitiu que sua agência espionava as ações da Comissão de Inteligência do Senado, responsável pela compilação do relatório sobre as torturas da CIA.

O documento informa sobre muitos casos de interrogações forçadas e conclui que em muitos casos o uso das torturas foi ineficaz e não levou à obtenção de informações cruciais para a segurança nacional.

O Senado votou pela desclassificação e publicação do relatório em abril deste ano. Segundo declarações anônimas de funcionários do Senado que leram o documento, ele revela métodos de tortura que "surpreenderiam os estadunidenses".

Com RT e CubaDebate.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.