Membros do Comitê Nacional para a Mitigação de suas consequências divulgaram essa informação durante uma oficina sobre o tema com participação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), reportou o diário Than Nienh.
Explicaram que o nível de contaminação observado na base de Bien Hoa e em lagos próximos ao local foi estimado acima dos níveis encontrados nos aeroportos de De Nang e Phu Car, onde o exército agressor manteve seu principais depósitos do agente laranja para fumigar em regiões arborizadas de população rural.
As descobertas foram frutos de um projeto chamado Remédio Ambiental dos Focos de Contaminação de Dioxina Ambiental com fundos do PNUD.
O Comitê Nacional para sua mitigação recomendou a autoridades locais proibir a entrada de residentes locais à base e evitarem consumir água dos lagos contaminados.
Entre 1961 e 1971 o exército dos Estados Unidos lançou 80 milhões de litros de agente laranja, que continha 366 quilogramas de dioxina sobre 76.800 quilômetros quadrados no sul do Vietnã, expondo entre dois a quatro milhões de vietnamitas ao agente laranja.