1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

180112_bretanha-loiraBretanha - Nationalia - [Tradução do Diário Liberdade] A Assembleia Nacional francesa aprovou uma emenda que poderia permitir convocar um referendo sobre o status do Loira Atlántico. A região do País do Loira não poderia impedir a que este departamento historicamente bretão passasse a fazer parte da Bretanha. A emenda ainda pode ser modificada ou parada pelo Senado e pelo Tribunal Constitucional. A maioria de partidos bretões celebram a iniciativa.


A Bretanha está um passo mais perto da reunificação desde que a Assembleia Nacional francesa aprovou uma emenda que permitiria organizar um referendo sobre o estatuto do departamento do Loira Atlántico. Este departamento, com capital em Nantes, pertenceu à Bretanha desde a Idade Média até metade do século XX, quando foi anexado à região do País do Loira. Desde então, o movimento nacional bretão reivindicou a reintegração deste território na Bretanha. Vários estudos de opinião mostram que há apoio popular para a mudança, tanto no Loira Atlántico como no resto da Bretanha.

A emenda foi apresentada por vários deputados bretões no passado dezembro. O texto prevê que um departamento possa separar-se de uma região e integrar-se noutra se uma quinta parte dos membros do Conselho Geral do departamento e uma décima parte dos eleitores o solicitarem. Neste caso pode-se organizar um referendo, tanto no departamento que quer mudar de região como na região à qual o departamento se quer anexar. Isto significa que o País do Loira já não poderia parar a reunificação do Loira Atlántico com a região bretã.

Ora bem, o assunto ainda tem de ser votado no Senado. Segundo Ouest-France, é possível que alguns senadores (especialmente os da oposição socialista, PS) queiram modificar o texto aprovado na Assembleia Nacional, onde a conservadora UMP tem maioria. Se isto acontecer, o processo político será mais longo e será adiado até a próxima legislatura. França terá eleições presidenciais e legislativas em um ano, entre os meses de abril e junho. Mesmo se o Senado desse apoio, a emenda ainda poderia ser recusada pelo Tribunal Constitucional.

Os partidos bretões, partidários da mudança

Todos os partidos bretões mostraram a sua esperança em que, desta vez sim, a reunificação será uma realidade. A União Democrática Bretã (UDB) pediu que comece um "processo democrático" que conduza para o "regresso" do Loira Atlántico a uma "Bretanha completa". O Movimento Bretanha Progresso (MBP) quer que os candidatos à presidência francesa "convidem os senadores" a votar em favor da emenda. Também o Partido Bretão vê a mudança como uma "esperança razoável" para a reunificação. Só o independentista Breizhistance mostra uma desconfiança considerável, embora reconheça que a emenda tem "o mérito de propor o debate em termos democráticos". Este partido de esquerdas acha que o processo não trará "a unidade administrativa da Bretanha", visto que é parte do "jogo eleitoral do PS e o UMP".


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.