O falecimento da cantora foi anunciado na página oficial dos fãs de Marva Whitney: “estamos tristes em informar que a 'irmã do soul Nº 1' Marva Whitney morreu. Ela nos deixa um legado que vai brilhar para sempre”, diz a mensagem.
Marva Whitney foi apelidada pelo amigo e colaborador James Brown de “Soul Sister nº 1” (irmã de soul número 1, em tradução livre).
Nascida em Kansas City, sua carreira começou logo aos três anos de idade, em uma turnê com sua família, num grupo de música gospel. Depois se casar com o cantor Harry Whitney, ela começou a cantar música R & B, pela primeira vez.
Estudou música na faculdade, em Kansas City. Enquanto trabalhava em uma fábrica de roupas, ela também começou a se apresentar em casas noturnas e competições de talentos locais, e em meados dos anos 1960 juntou grupo local Tommy & Os Derbys, sendo vocalista.
O grupo abriu espaço para muitos artistas. Em 1967, ela deixou o grupo, e recusou as ofertas em turnê com Bobby Bland e Little Richard antes de se juntar a James Brown Revue como vocalista em destaque.
Ela gravou vários singles com alguma repercussão. Depois de se divorciar Harry Whitney, ela se casou com Taylor Ellis da Forte Records, e gravou singles para a etiqueta, incluindo "Daddy Don’t Know Abput Sugar Bear”.
No entanto, não foram bem sucedidas e ela se aposentou do mundo da música por vários anos. No início de 1980, ela se juntou brevemente a um grupo, Coffe, Cream and Sugar, formado pelo cantor Alfred “Pico” Payne. Mais tarde, na década de 1980, ela começou a se apresentar novamente mais regularmente com ex-membros da banda de James Brown, como Maceo Parker, Fred Wesley, Pee Wee Ellis, e Collins Lyn, como o JB Allstars.
Em 2006, Whitney trabalhou com o DJ Osaka Monaurail para produzir um novo single, “I Am What I Am”. O single foi produzido na forma de uma versão autêntica das gravações dela produzidas com James Brown em 1969. Duas turnês de sucesso do Japão e um comprimento total de lançamento do álbum seguiu, também intitulado "I Am What I Am". Em 2007, 2008 e 2009, a turnê também foi levada para a Europa.
Em 22 de dezembro de 2012, Whitney morreu de complicações de pneumonia em sua casa. Ela tinha 68 anos.