1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

15602292968 b07d7d7a77 zGaliza - AR/DL - ]Armando Ribadulha] O fim dos partidos comunistas, ainda que convivessemos com eles por tempo, é já evidente. Nascerom fai mais de um século, com a ideia de partido único dirigente da classe obreira, mas agora já perderam essa função.


Foto de Andy Sedg (CC by-nc-nd/2.0/)

A esquerda diversificou-se e a luta obreira faz parte de muitas outras lutas anti-capitalistas que também são vanguarda - ou se alternam na vanguarda da luta: o decrescimento e anti-consumismo, feminismos, anti-patriarcado, direitos dos povos, valorização das culturas não européias e o seu legado à cultura humana.

O marxismo deu muito ao pensamento alternativo ao capitalismo, e não temos que renunciar a isso, tal como às experiências libertárias e anarquistas. Também muitas delas, quando se baseiam numa leitura não critica dos clássicos do anarquismo de há um século, unem-se ao comunismo partidista no que chamaria a esquerda conservadora.

Penso, sim, que existe uma esquerda (esquerdas) atual, e a caracterizaria por ser sempre crítica com qualquer forma de dominação do ser humano pelo ser humano, e em grandes linhas ser anti-capitalista, anti-patriarcal, e anti-imperialista. Existe em variedade de partidos e movimentos, sem poder ser já monopolizada por um partido só, numa visão mais orgânica e auto-organizada da/das sociedades.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.