1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

idUnião Europeia - Avante! - [Ângelo Alves] O segundo turno das eleições regionais na França fecha dois fins-de-semana de atos eleitorais em dois importantes países da Europa: Espanha, com as eleições na Andaluzia, e França.


O ciclo eleitoral que se iniciou com as eleições gregas e que se estenderá durante todo este ano e o próximo tem uma importância política significativa porque permitirá ver quais as expressões da crise da União Europeia e dos sistemas de representação burguesa e dará sinais sobre tendências de fundo que já marcam a situação política na Europa nomeadamente sobre a profunda crise da social-democracia ou sobre o crescimento do populismo e da extrema direita.

As eleições regionais francesas registaram uma abstenção de quase 50% e ficam marcadas por uma ainda mais acentuada virada à direita no panorama político francês. A UMP de Sarkozy e a Frente Nacional de Marie Le Pen somam juntos 67,5% dos votos. Só a extrema direita consegue 22,3% dos votos, apesar de não ter conseguido ganhar nenhum departamento e ter ficado atrás da Frente de Esquerda (integrada pelo Partido Comunista Francês) em termos de eleitos.

A razão principal destes resultados é a estrondosa derrota do Partido Socialista de François Hollande, o Partido do Governo, que perde quase metade dos departamentos para a UMP. A revanche de Sarkozy e a consolidação da extrema direita são fatos que levantam duas questões de fundo: a primeira é o papel do PS Francês, ou seja da social-democracia, que nas eleições presidenciais de 2012 criou enormes expectativas em torno do slogan "mudança" e que no exercício do mandato não só prosseguiu como aprofundou políticas que criticou duramente durante a campanha eleitoral. A desilusão com a social democracia favorece, como sempre, a direita. E neste caso a extrema direita. A segunda questão é o reflexo das políticas da União Europeia que criam o lastro para que uma força como a Frente Nacional não só tenha espaço para desenvolver o seu discurso nacionalista reacionário como, na ausência, à esquerda, de claras e coerentes propostas de ruptura com os pilares da União Europeia e de defesa da soberania nacional, recolhe os votos de protesto contra as políticas e orientações da UE.

Os resultados na Andaluzia confirmam uma outra linha presente neste ciclo eleitoral: a penalização dos partidos que estão no poder e que protagonizam o ataque antissocial e contra a dignidade de quem trabalha. O PP sofre uma forte derrota na Andaluzia, perdendo meio milhão de votos. Mas, confirmando a crise da social-democracia na Espanha o PSOE vence as eleições mas perdendo votos e descendo mais de 4 pontos percentuais. Aqui vemos uma diferença em relação a França. Em Espanha e na Andaluzia o peso das válvulas de escape, e da própria reconstituição da social-democracia, tem peso, apesar de não tanto como o esperado. O Podemos, que nas sondagens na Espanha é dado como um dos maiores partidos atinge 15% dos votos enquanto que uma outra formação da mesma natureza, o Ciudadanos, tem cerca de 9%.

O que ambas as eleições confirmam é que a situação social é tão dura, o embate de classe é tão forte, que, consciente da progressiva rejeição popular de uma mesma política com dois rostos, o sistema tenta encontrar as mais variadas formas para que não se afirmem reais alternativas a essa política. Seja por via da abertura de terreno à extrema direita seja pela promoção de forças que apresentadas como "novas" e de "unidade" acabam por se afirmar como almofadas políticas e espaços de reestruturação da social-democracia. A resposta só pode ser uma: afirmar claramente a necessidade de rupturas, denunciar as manobras de diversão que serão multiplicadas, intensificar o combate ideológico e construir a unidade no seio do povo.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.