1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

hellasGrécia - Avante! - [Ângelo Alves] O desfecho e conteúdo final do acordo entre a Grécia e a União Europeia é elucidativo dos desafios com que o povo grego e outros povos da Europa estão confrontados na luta pela recuperação de direitos, pela reconquista de condições de vida e pela inversão do rumo de empobrecimento e regressão social imposto pelo grande capital, a União Europeia e os governos da direita e da social democracia.


Se há conclusão a retirar do processo dito de "negociação" entre a Grécia e a União Europeia, que terminou com um compromisso entre o governo grego e as "instituições", é que o que se passou foi tudo menos uma real negociação. Foi um inaceitável processo de chantagem que usou a fragilidade e dependência grega gerada pelas políticas da União Europeia para forçar, no essencial, o mesmo rumo e as mesmas opções políticas de fundo que levaram a Grécia à situação em que hoje está. Políticas que visam essencialmente defender os interesses do grande capital e das principais potências capitalistas na Europa utilizando os instrumentos de domínio da União Europeia.

Um processo de chantagem em que o desprezo pela vontade, legítimas aspirações e direitos do povo grego foi assumido sem pudor pelas instituições da União Europeia e pelos governos com assento no Eurogrupo e no Conselho Europeu, incluindo o Governo português numa posição que tem tanto de subserviente e de maquiavélica como de contrária ao interesse nacional.

Um processo em que fica mais uma vez bem claro que os discursos de solidariedade e de coesão europeias não passam de sujos exercícios de hipocrisia, discursos ocos e agora esgotados de propaganda. Um processo em que fica mais uma vez patente a identificação de interesses e opções entre o grande capital, a social democracia e a direita como o comprova o papel que governos como o francês (o tal que quando foi eleito iria mudar a França e a Europa e fazer frente à Srª Merkel) tiveram no ataque à vontade e direitos sociais, laborais, democráticos e de soberania do povo grego.

Olhando para o conteúdo do acordo não pode deixar de ser motivo de preocupação o prolongamento do regime de tutela e de imposição dos objetivos presentes no memorando de entendimento que tem estado em vigor na Grécia, fato que constitui um desenvolvimento negativo de sentido contrário à vontade de mudança política expressa pelo povo grego nas recentes eleições e que se afasta das aspirações expressas nas lutas sociais que os trabalhadores e o povo grego exemplarmente travaram ao longo de todos estes anos.

Pode-se afirmar que este foi o acordo possível. E possivelmente será assim. Mas é aí que reside a questão de fundo que este processo revelou e que interessa para o prosseguimento da luta daquele povo e também do povo português: o embate entre os interesses dos trabalhadores e dos povos e a natureza de classe de uma União Europeia que como a realidade está a demonstrar não é reformável.

Se é certo que este embate não se resolve com um ato súbito também é verdade que as batalhas que se travam têm que ter uma direção, um sentido claro. É exatamente por isso que o Partido Comunista Português tem afirmado repetidamente que o desenvolvimento em Portugal de uma política patriótica e de esquerda passa inevitavelmente pela recuperação de instrumentos de soberania, pela libertação de Portugal dos inaceitáveis constrangimentos da União Europeia e do euro e pela mobilização do povo e das suas forças sociais para rejeitar chantagens e imposições.

Uma política que como a realidade demonstra implica obrigatoriamente em rupturas que irão beneficiar não só o povo português mas os povos da Europa, que exige determinação e clareza e que tem de ser desenvolvida em todos os planos da luta de classes: institucional, política, social, ideológica e de massas.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.