1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

a-guerra-e-a-saude-do-estado-1ANA - No mundo de hoje, os Estados necessitam da guerra para estabelecer a dominação sobre outras partes do planeta, para unir a sua população contra um inimigo exterior, para impulsionar suas próprias indústrias armamentísticas, que constituem uma parte crescente de suas economias.


Cada vez mais, grandes empresas e instituições financeiras como o FMI e o Banco Mundial, em conjunção com países como os Estados Unidos, França, China, Rússia e outros, impõem seu domínio econômico por meio da força militar.

Ademais, o desenvolvimento da indústria nuclear, conduz a uma sociedade nuclear de controle e centralização, e a uma ameaça para a vida humana e o meio ambiente. A nova tecnologia (drones, etc.) é usada para matar cada vez mais gente, e para incrementar a vigilância do Estado, incluindo o controle das fronteiras da Fortaleza Europa contra os imigrantes da África.

A busca de minerais por parte dessas indústrias, traz a luz as lutas dos diferentes blocos de poder para estabelecer o controle sobre importantes jazidas de urânio, petróleo e outros minerais. A guerra está intimamente ligada a destruição do meio ambiente, como o desmatamento da selva durante a guerra do Vietnã ou os enormes danos ambientais durante o bombardeio das refinarias durante a guerra do Golfo.

A guerra implica o deslocamento de populações inteiras, a imigração forçada e o estabelecimento de grandes campos de refugiados. Desencadeia a fome com ataques as colheitas. As violações em massa são utilizadas como arma de terror e como sinal da virilidade deturpada, gerada pelo militarismo.

Assim como as ameaças fabricadas, do tipo do fundamentalismo islâmico e, de novo, a do Urso Russo ou a da agressão imperialista ocidental, também se emprega cada vez mais a ameaça de desordem interna, frequentemente provocada pelo próprio Estado, para criar um inimigo interior – o inimigo dentro – sejam de grupos de jovens ou grupos políticos. O aumento da militarização da sociedade está portanto justificado, com uma presença cada vez maior de tropas nas ruas e aeroportos militares, e o incremento das forças policiais militarizadas.

Os blocos de poder em competição – Estados Unidos, Rússia, China, a União Europeia, etc. – buscam suas próprias esferas de influência a nível global, o que leva a uma tensão cada vez maior, como podemos ver na situação da Ucrânia.

Nos opomos a tendência a militarização da sociedade e a guerra. As disputas sobre fronteiras têm sido empregadas como meio pelos blocos de poder e os Estados para alimentar conflitos. A resposta não está na solução do micronacionalismo (Escócia, Catalunha, etc.) com o desenvolvimento de novos pequenos Estados, com suas próprias forças armadas, mas sim em uma livre federação dos povos, a destruição das indústrias de guerra, a dissolução dos exércitos, a desaparição das fronteiras, e a eliminação do capitalismo. Em um nível mais prático, nos opomos a sua tendência à guerra e a militarização da sociedade, com companhas contra o recrutamento militar, o apoio aos desertores e aos que se opõem à guerra, a desobediência civil e as paralisações e greves contra o tráfico de armas e de exércitos.

Não às fronteiras
Não às guerras
Sim ao compartilhamento dos recursos de todo o planeta

Guerra à guerra!

Internacional de Federações Anarquistas (IFA)


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.