1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

080116 deporEstados Unidos - Prensa Latina - Uma centena de ativistas, líderes religiosos e membros de comunidades imigrantes se instalaram ontem em frente ao edifício federal de imigração em Newark, estado norte-americano de Nova Jersey, para reivindicar o fim das operações policiais em massa contra imigrantes.


As detenções agressivas de pessoas sem documentação no Texas, Georgia e Carolina do Norte, assim como no denominado Estado Jardim, semeiam medo no resto do país como parte de uma "política sádica que violenta as comunidades imigrantes", reclamaram em um comunicado.

Tais operações foram adiantadas semanas atrás por meios de imprensa como o diário The Washington Post.

As autoridades migratórias estão dizendo aos cidadãos que, ainda que eles não sejam candidatos à deportação, sua família será dividida porque seus pais, cônjuges ou filhos não têm um status legal no país", sentenciou Diana Mejía, fundadora e diretora da organização Vento do Espírito.

"As crianças e jovens que fugiram da violência de seus países, voltam a ser violentados pelo Serviço de Imigração e Aduanas (ICE). São perseguidos e ameaçados em um país que promete liberdade e a proteção dos mais indefesos", sublinhou.

Segundo os ativistas, a agência federal mente a respeito de que em Nova Jersey não se realizaram incursões, como parte da ordem que entrou em vigor no dia 2 de janeiro.

De acordo com as organizações, agentes do ICE perseguem em locais de trabalho e estradas.

Os informes provêm de residentes que asseguram ter observado caminhonetes e oficiais com símbolos da agência federal, mas os organizadores continuam documentando as supostas intervenções.

Defensores dos direitos dos imigrantes denunciaram que as operações anunciadas pelo secretário Jeh Johnson e o departamento de Segurança Nacional (DHS) têm criando uma atmosfera de terror generalizado nas comunidades imigrantes.

Estou muito preocupado desde que soube das operações. Vivo amedrontada desde minha chegada aos Estados Unidos, mas agora estou paranoica, sem saber o que acontecerá comigo e com meus filhos, disse uma mãe salvadorenha de Newark, que cruzou a fronteira em 2006.

A mulher, que não quis se identificar por temer as autoridades migratórias, disse que tem quatro meninos, um deles é cidadão. "Todos na minha comunidade tem muito medo", indicou em declarações difundidas pelo diário digital La Prensa.

Entre as organizações que protestaram em frente ao edifício federal em Newark estão American Civil Liberties Union (ACLU), American Friends Service Committee, Casa Freehold, Faith in New Jersey, First Friends of NJ/NY, ICE Free NJ Campaign, Make the Road NJ e a NJ Alliance for Immigrant Justice, entre outras.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.