1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

260116 marEsquerda - Segundo um estudo recente, o aumento do nível do mar, devido ao aumento de temperatura dos oceanos e da sua expansão, tem sido subestimado e será quase o dobro do que anteriormente calculado.


O nível das águas do mar aumenta como resultado de dois factores: o derretimento do gelo e a expansão térmica da água à medida que aquece. É sobre este último factor que o estudo agora publicado por uma equipa de cinco investigadores na Alemanha é inovador.

Pensava-se que os oceanos aumentariam entre 0,7 e 1 mm por ano devido à sua expansão térmica, mas este valor, prova-o esta investigação, estava muito sobrestimado. Através de dados de satélites capturados entre 2002 e 2014, o artigo demonstra que a expansão térmica dos oceanos está a ocorrer, afinal, a um ritmo de 1,4 mm por ano. Combinando o impacto do derretimento do gelo e a expansão térmica, os oceanos estão a aumentar 2,74 mm por ano.

O trabalho revelou ainda que o aumento do nível médio das águas do mar varia conforme a região do mundo, sendo cinco vezes superior à média mundial na zona das Filipinas, e sendo praticamente inexistente no noroeste do oceano Atlântico, ou seja, na costa oeste do Canadá e dos Estados Unidos, por exemplo.

A equipa de investigadores indica que uma consequência possível do aumento do nível da água do mar será uma maior frequência de tempestades cada vez mais graves.

O estudo foi publicado na revista norte-americana Proceedings of the National Academy of Sciences, uma das revistas científicas com maior factor de impacto (o resumo pode ser lido aqui). Foi feito pelos investigadores Roelof Rietbroek, Sandra-Esther Brunnabend, Jürgen Kusche, Jens Schröter e Christoph Dahle, num projeto conjunto do Instituto de Geodesia e Geoinformação, da Universidade de Bona, do Instituto Alfred Wegener para Investigação Polar e Marinha e do Centro de Investigação Alemão para Geociências.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.