1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

180715 ptcontCiência Hoje - Os mil a dois mil novos poluentes que surgem todos os anos e as necessidades de detecção de novos indicadores e avaliadores de contaminação, como os fármacos e os agroquímicos, e de novas técnicas de requalificação ambiental, especialmente a nível da descontaminação dos solos e dos recursos hídricos, são os principais destaques do Congresso Ibero-americano de Contaminação e Toxicologia Ambiental (CICTA), que termina amanhã na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).


Um encontro que se assume como um dos principais fóruns de discussão do sector e dos poucos que estabelece interacção entre a contaminação de água, do ar e do solo.
“O principal enfoque do CICTA é a detecção de contaminantes nos três meios, água, ar e solo, os mecanismos associados com a sua circulação e o efeito nos seres vivos”, sintetiza o investigador do Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB), Rui Cortes.

O especialista em ecologia fluvial frisa ainda o “especial destaque concedido às substâncias emergentes”, ou seja, contaminantes que apesar de apresentarem concentrações extremamente reduzidas no meio ambiente, têm um papel relevante na alteração do equilíbrio ecológico e na saúde humana.

A sétima edição do congresso é subordinada ao tema “Sustentabilidade Ambiental: Uma Visão para o Futuro”, e tem como objectivo reflectir sobre a importância do uso sustentável dos recursos naturais e da preservação das espécies e respectivos habitats, de forma a não comprometer o futuro do planeta.

Destaca-se uma comunicação sobre a injecção de CO2 sob o leito dos oceanos para reduzir o efeito de estufa e as alterações climáticas, bem como os riscos associados a essa técnica, e uma apresentação sobre a descontaminação dos solos, através da utilização de vegetação que retira os metais pesados, diminuindo o efeito tóxico, e possibilitando a recolonização vegetal.

Entre os principais receios dos investigadores na contaminação do ambiente constam os agroquímicos e os fármacos.

“Preocupam-nos o excesso de compostos orgânicos sintéticos (herbicidas e pesticidas), utilizados na agricultura, e que vão entrar na cadeia alimentar com efeitos de aumento ao longo dos níveis tróficos”, revela Rui Cortes.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.