1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

g20 contaminaAustrália - Common Dreams - Governos globais gastam mais que o dobro do que as companhias de energia investem para encontrar novas regiões de petróleo e de gás. A nova reunião do G20, a decorrer já estes dias na Austrália, não irá mudar nada.


Mesmo tendo prometido em 2009 eliminar os subsidios publicos para a industria de combustivel fossil, os países do G20 negligenciaram essas promessas e estão atualmente gastando US$88 bilhões por ano em dinheiro de contribuintes para financiar a descoberta de novos depositos de gás, carvão e petroleo ao redor do mundo, de acordo com um novo relatorio publicado terça feira (11) pelo Instituto de Desenvolvimento Além Mar e a Oil Change International.

O documento, entitulado "O Resgate de Combustível Fóssil: G20 Subsidia para Exploração de Petróleo, Gás e Carvão", descobriu que essas explorações tem riscos de consequencias devastadoras para as economias mundiais e para o aquecimento rapido do planeta. E com $88 bilhões ao ano, esses estados estão gastando mais que o dobro, para procurar novas regiões para fazer o drill, do que as top 20 companhias privadas de petróleo e gás - com dinheiro de contribuintes.

Enquanto os poços existentes secam, a descoberta de reservas em areas mais remotas se tornou caro. Em 2013, as top 20 companhias de gás e petroleo mundiais investiram apenas $37 bilhões em exploracao de reservas de petroleo, gas e carvão.

"Os subsidios de exploração dos governos do G20 casam com a má economia com consequencias potencialmente deastrosas para a mudança climática," escreve os autores do documento Elizabeth Bast, Shakuntala Makhijani, Sam Pickard e Shelagh Whitley. "De fato, os governos estão sustentando o desenvolvimento das reservas de petroleo, gas e carvao que nao podem ser exploradas se o mundo pretende evitar perigosas mudanças climaticas."

Esses países estão criando o que relatorio chama de "cenário de perda tripla": investimento em ativos de carbono que podem causar efeitos climaticos catastroficos; desvio de fundos para alternativas de energia como solar, hidro e eólica; subestimar perspectivas para uma cordo climatico efetivo e em larga escala ano que vem.

A escala na qual os países do G20 estão subsidiando a busca por mais gas, oleo e carvao - atraves de subsidios nacionais, investimentos por estatais e exploraçao financeira publica - não é consistente com os objetivos acordados sobre a remoção de subsidios para combustivel fossil ou com objetivos climaticos acordados, e é crescentemente não-economico," diz o documento.

A promessa de 2009, conhecida como Acordo de Copenhagem, reconhece que qualquer aumento na temperatura global deveria ser abaixo de 2 graus celsius. Mas o acordo foi não-vinculativo - e alguns de seus autores, incluindo os EUA, Brasil e China, estão entre o os maiores apoiadores financeiros da exploração de combustivel fossil global. Manter o aumento de temperatura global até 2 graus celsius requeriria deixar quase dois terços das reservas inexploradas no solo.

"Sem o apoio do governo para exploração e subsidios maiores para os combustiveis fossil, porções do desenvolvimento atual do combustivel fossil seriam não-lucrativas," diz o relatorio. "Direcionar a finança publica e o gasto publico para um setor que não é economico, nem sustentavel, representa uma loucura dupla...

Globalmente, subsidios para a produção e uso de combustiveis fossil foram estimados em $775 bilhões em 2012."

Os EUA se tornou o maior produtor de petroleo e gas natural, ultrapassando até Russia e Arabia Saudita. Gasta mais de $6 bilhões anualmente em exploração domestica e internacional, a maioria com deduçÕes de imposto, e o Congresso rejeito todos os planos para repelir essas quebras desde que Obama foi eleito, o relatorio nota.

Mas a administração Obama "também vangloria o boom atual de gas oleo como o centro de sua estrategia energetica "Todas as opções acima", a qual foi a maior precursora do aumento dos valores dos subsidios em combustivel fossil," de acordo com o relatorio. E algumas das maiores companhias de gas e oleo do mundo, como a Exxon-Mobile, Chevron e BP, "são as que mais se beneficiam com os subsidios da exploração."

O tamanho exato do apoio publico é dificil de confirmar, no entanto, porque subsidios especificos para companhias individuais são considerados "informação confidencial" nos EUA.

De acordo com o relatorio, cada dólar de subsidio de energia renovavel tem um retorno de $2,5 em investimentos, comparado com $1,3 em retorno de cada dolar em subsidios ao combstivel fossil.

"Mesmo com a percepção disseminada que os renovaveis custam mais, nossa pesquisa revela que buscar noas reservas de combustivel fossil esta custando quase $88 bilhões em subsidios de exploração pelo G20," disse Whitley. "Demolir esses subsidios começaria a criar um nivel entre renovaveis e combustivel fossil."

Tradução Isabella Palhares


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.