1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

ambienteEsquerda - A taxa de crescimento dos níveis de dióxido de carbono na atmosfera entre 2012 e 2013 representa o maior aumento anual em 30 anos. No ano passado, o volume de CO2 ascendeu a 396 partes por milhão e os oceanos apresentaram a maior taxa de acidez de sempre, segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM).


"Sabemos, sem qualquer dúvida, que o nosso clima está a mudar e a ficar mais extremo devido a atividades humanas, nomeadamente a queima de combustíveis fósseis", avançou o secretário-geral da organização das Nações Unidas, Michel Jarraud, durante a apresentação do relatório anual sobre as concentrações de gases de efeito de estufa da OMM, que teve lugar na terça feira (9).

Jarraud lembrou que "as emissões passadas, presentes e futuras de dióxido de carbono terão um impacto cumulativo quer no aquecimento global, quer na acidificação dos oceanos", acrescentando que "as leis da física não são negociáveis".

"Estamos a ficar sem tempo. Alegar ignorância já não pode ser usado como desculpa para não agir", frisou Michel Jarraud, adiantando que o mundo tem o conhecimento e as ferramentas necessárias para manter o aquecimento global em níveis que podem "dar ao planeta uma oportunidade e aos nossos filhos e netos... um futuro".

Entre 1990 e 2013, registou-se um aumento de 34% na perturbação radiativa - o efeito do aquecimento sobre o clima - por causa de gases de efeito estufa de vida longa, como o dióxido de carbono (CO2), metano e óxido nitroso.

Em 2013, a concentração de CO2 na atmosfera era de 142% da era pré-industrial (1750) e de metano e óxido nitroso 253% e 121%, respectivamente.

Entre 2012 e 2013, os níveis de CO2 registaram o maior aumento desde 1984 e a atual taxa de acidificação dos oceanos não tem precedentes, pelo menos, ao longo dos últimos 300 milhões anos.

"Se o aquecimento global não é uma razão forte o suficiente para reduzir as emissões de CO2, a acidificação dos oceanos deve ser, uma vez que seus efeitos já estão a ser sentidos e vão aumentar por muitas décadas. Faço minhas as preocupações do Secretário Geral da OMM - estamos a correr contra o tempo ", frisou Wendy Watson-Wright, Secretária Executiva da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.