1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

Bilbo1863 Yolanda DeustuibarraEuskal Herria - ASEH - Após muita insistência, os moradores do bairro Deustuibarra conseguiram que a Câmara Municipal de Bilbau aceitasse a proposta de atribuir o nome de Yolanda González Martín a uma praça do bairro, e comemoraram esse facto na «praceta».


A bilbaína, militante do Partido Socialista dos Trabalhadores e estudante em Madrid, foi raptada e assassinada por elementos da extrema-direita espanhola a 1 de Fevereiro de 1980, com 19 anos.

Na homenagem, promovida pelos moradores do bairro por ocasião do 36.º aniversário do assassínio de Yolanda, houve especial menção ao facto de a petição finalmente ter dado frutos, sendo do conhecimento público há mais de uma semana que a Praceta Yolanda González Martín vai existir.

Do programa fez parte a leitura de uma carta por uma amiga da jovem militante, a interpretação de alguns temas por Eneko, cantautor do bairro e membro da associação de moradores, e um aurresku -dança basca- de honra, antes de os presentes colocarem cravos vermelhos junto a um mural. A Polícia também fez questão de aparecer, para identificar quem estava na praceta.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.