1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

Ziburu 33Lorentxa etxera1Euskal Herria - ASEH - A presa política basca Lorentxa Gimon (Angelu, Lapurdi) foi hospitalizada de urgência na quinta-feira, 28, depois de o seu estado clínico se ter agravado, revelou o colectivo Bagoaz.


A angeluarra tem a doença de Chron desde 1991, e nos últimos dois meses foi internada três vezes. [Foto: mobilização pela libertação de Gimon, em Ziburu.]

A Bagoaz, plataforma de defesa dos direitos dos presos bascos, responsabiliza o Estado francês por esta situação, que considera de «grande risco», na medida em que a resposta ao recurso do Ministério Público contra a concessão da liberdade condicional, em Novembro último, está a ser demorada.

Lorentxa está encarcerada na cadeia de Rennes (Bretanha) e, no dia 20 de Fevereiro, terá lugar nesta cidade uma manifestação de apoio à presa, cuja libertação - assim como a de todos os presos bascos doentes - o Bagoaz exige. De Euskal Herria, partem vários autocarros com destino a Rennes, mas também já se sabe que múltiplas associações bretãs vão participar na mobilização. Não se espera uma decisão da Justiça francesa sobre o caso antes de 25 de Fevereiro.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.