1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

Irunea 1884aztnugalEuskal Herria - ASEH - Faz agora cinco anos que Jon Patxi Arratibel, Gorka Mayo, Iker Moreno, Iñigo González e Gorka Zabala foram presos pela Guarda Civil.


Indiciados no processo 4/2014, serão julgados em Abril. Ontem, Moreno, Arratibel, Zabala e Mayo deram uma conferência de imprensa frente ao Comando da Guarda Civil na capital navarra, tendo afirmado que «é necessário um esforço coletivo, social e institucional para acabar com a tortura».

Os navarros recordaram que, há cinco anos, estavam a ser submetidos a sessões de asfixia com o saco, a ser espancados e ameaçados enquanto os obrigavam a fazer flexões até à exaustão, a sofrer vexações sexuais, enquanto outros estavam no calabouço, sem luz, a ouvir os gritos dos seus companheiros. Afirmaram que foram torturados «com inteira impunidade, no centro da capital espanhola, por guardas civis encapuzados». As torturas ficaram plasmadas no pedido de ajuda de Arratibel, que assinou o seu depoimento com Aztnugal («ajuda» ao contrário, em basco).

Também sublinharam o facto de o tribunal de excepção e as instituições do Estado espanhol não terem ligado às sentenças e requerimentos internacionais, incluindo a sentença de Maio de 2015 do TEDH de Estrasburgo que condenou o Estado espanhol por não ter investigado a queixa de Arratibel. Assim, exigiram a Madrid que elimine tudo o que permite «a impunidade das forças do Estado», especialmente o regime de incomunicação, e que cumpra a Convenção contra a tortura da ONU.

3 de Fevereiro, conferência e festival

No Dia Contra a Tortura em Euskal Herria, o Palácio Condestável, em Iruñea, será palco de uma conferência sobre a tortura (11h00). Participam Paco Etxeberria (antropólogo e forense), Jorge del Cura (Coordenadora para a Prevenção e Denúncia da Tortura) e Lorea Bilbao (Torturaren Aurkako Taldea). A partir das 19h30, tem lugar no frontão Askatasuna, em Burlata, a segunda edição do Aztnugal Rock, com os Kop, Kaotiko, Mc Onak, Tximeleta e DJ Bull. Por outro lado, de 8 a 26 de Feveiro, haverá diversas actividades culturais no Katakrak, em Iruñea.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.