1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

EH Madrid 04 08 auziperatuakEuskal Herria - ASEH - A Audiência Nacional espanhola condenou os 35 militantes independentistas julgados no processo 04/08 a penas que vão dos 18 meses aos dois anos de cadeia.


A condenação foi decretada na sequência de um acordo alcançado entre as partes e implica que nenhum dos réus no julgamento contra Batasuna, EHAK e ANV tenha de cumprir pena na prisão.

Inicialmente, o Ministério Público pedia dez anos de cadeia para cada um. O processo político, que resulta da operação de Segura, em Setembro de 2007, em que foram presos 23 militantes independentistas, é um dos vários processos abertos sob a tese do «tudo é ETA» e está directamente relacionado com a ofensiva lançada pelo Estado espanhol após o fracasso das negociações entre 2004 e 2006.

No acordo, os réus aceitam as acusações e admitem que agiram «contra o código penal». À saída, Pernando Barrena, porta-voz do Sortu, mostrou-se contente pelo facto de nenhum dos militantes independentistas ser encarcerado e disse esperar que o acordo sirva como instrumento para desactivar as políticas de excepção.

Por seu lado, Antxon Gomez, da EAE-ANV, manifestou a sua satisfação pelo facto de se ter conseguido impedir a existência de mais 35 presos políticos, mas sublinhou que as leis de excepção continuam vigentes.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.