1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

Baiona 436manifa presoak etxeraEuskal Herria - ASEH - Cerca de 71 mil pessoas [contagem do Gara] participaram sábado à tarde, em Baiona e Bilbau, nas manifestações convocadas pela Sare e Bagoaz para exigir o fim da dispersão, a libertação dos presos gravemente doentes e o respeito pelos direitos dos presos políticos bascos.


63 mil pessoas em Bilbau e 8000 em Baiona participaram hoje nas mobilizações, que se realizaram à mesma hora nas duas capitais bascas, em defesa dos direitos dos presos políticos bascos, com especial incidência na questão da dispersão e da libertação imediata dos que têm doenças graves.

É a primeira vez que a habitual manifestação do início do ano contra a cruel política prisional aplicada pelos estados espanhol e francês se realiza em dois locais do território basco. A de Baiona arrancou às 17h15 e a de Bilbau só às 17h30, esperando pelas muitas pessoas que se encontravam nos autocarros, presos nos engarrafamentos à entrada da cidade.

No acto final, que contou com um momento cultural variado - actuaram, entre outros, os Oreka TX e os bertsolaris Julio Soto e Alaia Martin -, Xabier Euzkitze, Zuriñe Hidalgo e os representantes da Bagoaz denunciaram a «cruel política penitenciária» e recordaram o «sofrimento semanal de milhares de pessoas que têm de percorrer centenas de quilómetros» para ver os seus familiares e amigos, presos políticos bascos.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.