1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

EH Sergio RusoEuskal Herria - ASEH - Morreu este sábado, 28, em Baiona, o refugiado político Sergio Yegorov Arantzeta, Russo, na sequência de uma doença prolongada. Tinha 62 anos. Passou 30 anos longe da sua Portugalete (Biscaia).


Russo teve de fugir de Portugalete em Janeiro de 1986. Foi preso por duas vezes e foi-lhe aplicada a medida do «confinamento» [restrição de movimentos a uma determinada região], que quebrou pouco depois, regressando ao País Basco Norte. Ali viveu desde então. Há três anos que lutava contra um cancro.

Numa nota divulgada pelo Boltxe, destaca-se «as situações difíceis que os refugiados políticos enfrentam quando lutam contra a doença», pois em muitos casos, «sem documentos», têm dificuldades «para receber os cuidados médicos de que necessitam». Acrescenta-se que é preciso «juntar forças para que os refugiados possam regressar a casa sem condições, sendo a amnistia o caminho para o conseguir».


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.