1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

liberationFrança - Diário Liberdade - Neste domingo (29), 208 pessoas foram presas em Paris por protestarem pelo direito à manifestação, retirado com a declaração de estado de emergência pelo governo, após os atentados terroristas de 13 de novembro.


Foto: Boris Allin/Libération

Um grupo de centenas de ativistas corajosos recusou-se a obedecer as ordens repressivas do governo francês e foi até a Praça da República exigir seus direitos democráticos. A presença massiva de policiais cercou a praça e impediu a passagem dos manifestantes com bombas de gás lacrimogêneo, sprays de pimenta e cassetetes.

Flores, velas e sapatos que haviam sido deixados por outros manifestantes (esses obedientes ao estado repressivo de emergência) foram usados para o contra-ataque contra a polícia, fortemente armada.

Segundo o jornal Libération, 208 pessoas foram detidas, das quais 174 estão sob prisão temporária.

Houve também um protesto silencioso na Praça da República, em que 13 mil pares de sapatos foram deixados em referência à proibição de reuniões públicas massivas. “Nossos sapatos vão andar por nós”, era o slogan da ação.

Além disso, houve também uma corrente humana exigindo ações contra o aquecimento climático do planeta, em meio às expectativas sobre o que ocorrerá durante a COP21 (Conferência sobre as Mudanças Climáticas das Nações Unidas), que se inicia neste segunda-feira em Paris.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.