1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

Garralda 04Mikel Zabalzari omenaldiaEuskal Herria - ASEH - Quando passam 30 anos sobre a morte de Mikel Zabalza, familiares e amigos do jovem navarro participaram numa emotiva sessão de homenagem em Garralda (Vale de Aezkoa) em que se reivindicou verdade, justiça e reparação.


Pela primeira vez em três décadas, o Governo navarro esteve presente na cerimónia. A presidente, Uxue Barkos, mostrou-se disposta a colaborar com a família. Sabino Cuadra e Adolfo Arraiz (EH Bildu) também participaram na homenagem.

No decorrer da sessão, familiares e amigos de Zabalza recordaram diferentes etapas da sua vida, até à detenção pela Guarda Civil, em 1985. Os pikoletos prenderam-no em Donostia e, 20 dias depois, o corpo sem vida apareceu no rio Bidasoa.

Um dos intervenientes no acto foi Jon Arretxe, preso juntamente com Zabalza e que falou da detenção e das torturas a que foram submetidos. Recentemente, Arretxe publicou o livro Intxaurrondo, la sombra del nogal, que parte daquele acontecimento.

«Galdutako objektuak»

A falta de investigação sobre o caso é a razão de ser do projecto «Galdutako objektuak», que visa esclarecer os factos através de um trabalho audiovisual.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.