1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

Irunea 1866ahotsa lei morda aEuskal Herria - ASEH - Há um mês, o Ahotsa, meio de comunicação popular basco, recebeu uma carta da delegada do Governo espanhol em Navarra, a pepera Carmen Alba, a avisá-los de que a Polícia espanhola os tinha denunciado por causa de uma notícia publicada sobre a operação no bar Ezpala, a 11 de Julho último.


Para os «cinzentos», o Ahotsa não pode «usar imagens gravadas sem consentimento dos agentes». Ou seja, o Ahotsa deve usar uma mordaça e não mostrar aquilo que incomoda a Polícia.

Depois disto, a «delgada», que passa multas como «loca» que parece mas não é, avisou expressamente o órgão de comunicação que deve evitar este tipo de factos ou poderá cometer uma infracção grave, de acordo com uma das alíneas da Lei da Mordaça destinada a proteger a polícia e o seu malha-malha. A multa vai dos 601 aos 30 000 euros.

Mesa-redonda, quinta-feira

O Ahotsa acha que o direito de informação fica mal parado e, nesse sentido, decidiu organizar uma mesa-redonda sobre o tema, centrada nas consequências da Lei da Mordaça na actividade do movimento popular e nos meios de comunicação. É na quinta-feira, 19, às 19h00, no Palácio do Condestável, em Pamplona.

Participam Paz Francés, professora de Direito Penal na UPNA; Zigor Olabarria, membro do Eleak; e Axier Lopez, jornalista do Argia.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.