1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

EH Askapena aurrera auzipetuak MadrilenEuskal Herria - ASEH - Começou na Audiência Nacional espanhola o julgamento de cinco militantes da Askapena. Unai Vasques, um dos arguidos, denunciou a natureza política do processo contra a organização internacionalista e sublinhou: «como dizia Fidel Castro: a História absolver-nos-á».


À chegada à sede do tribunal de excepção em San Fernando de Henares, os cinco arguidos, Unai Vasques, Walter Wendelin, Gabi Basañez, David Soto e Aritz Ganboa, que o Ministério Público acusa de colaborar com a ETA e para quem pede seis anos de prisão, foram recebidos por amigos, familiares e simpatizantes.

Em declarações aos jornalistas, Vasques disse que se trata de um «julgamento político» e afirmou: «Com base em perspectivas políticas seremos ou não condenados, mas para nós é claro que este é um tribunal de excepção e que, ao fim e ao cabo, como dizia Fidel Castro, a História nos absolverá, independentemente de este tribunal nos absolver ou não».

«Vimos aqui apoiados a diferentes níveis: institucional, com todas as moções que foram apresentadas nos municípios do País Basco, na sua maioria aprovadas, com pequenas alterações nalguns casos», comentou, acrescentando que também contam com o «apoio institucional» do Parlamento de Navarra. «Apoiados sobretudo pelas milhares de pessoas que se juntaram a nós em Iruñea, dispostas a ir onde fizer falta e, acima de tudo, decretando uma sentença clara sobre o carácter imperialista do Estado espanhol, tanto no que se refere a Euskal Herria como a outros povos, como os do Saara e da América Latina», disse.

Nas primeiras horas do julgamento depuseram Gabi Basañez, Unai Vasques e Walter Wendelin. Todos eles se recusaram a responder às perguntas do Ministério Público e negaram qualquer ligação entre a ETA e a Askapena, ao mesmo tempo que explicaram em que consiste a sua actividade e deram conta das suas experiências no seio da organização internacionalista. / Ver depoimentos (via Twitter do jornalista do Gara Martxelo Díaz) em Resumen Latinoamericano


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.