1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

220715 t manifTurquia - Esquerda - O atentado suicida que matou dezenas de jovens em missão de solidariedade com Kobane, no Curdistão, tem a cumplicidade do governo de Ancara, acusa o Partido da Liberdade e da Solidariedade (ODP).


Um bombista suicida matou esta segunda-feira mais de 30 jovens, deixando feridos outros 100, 30 dos quais em estado crítico, nos jardins do centro cultural de Suruç, junto à fronteira com a Síria. Cerca de 300 jovens ligados à Federação Socialista de Associações de Juventude preparavam-se para cruzar a fronteira para ajudar na reconstrução da cidade de Kobane, arrasada pelas tropas do Estado Islâmico e símbolo da resistência das milícias curdas na região. Os jovens almoçavam no local, como testemunha esta foto postada no twitter pouco antes da explosão.

Em comunicado, o Partido da Liberdade e da Solidariedade (ODP) – a grande surpresa das eleições na Turquia, que retirou a maioria absoluta ao AKP, o partido do presidente Erdogan – condenou este “ataque contra a liberdade, a paz e a vida” e apontou o dedo ao regime de Ancara.

“Os principais responsáveis por este massacre são os que têm transportado as armas e as bombas do Estado Islâmico nos camiões dos serviços secretos”, denuncia o ODP, responsabilizando Erdogan e o primeiro-ministro Ahmet Davutoglu por cumplicidade com os massacres do Estado Islâmico contra os curdos.

“O governo do AKP tem as mãos manchadas de sangue na sua tentativa de impedir o apelo do povo de Rojava por paz e liberdade”, acusa o ODP. Horas depois do massacre de Suruç realizaram-se manifestações de repúdio pelo atentado e solidariedade com o povo curdo na Turquia, mas também na Alemanha e na Suécia.

Foto Sosyalist Gençlik/Twitter


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.