1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

Bilbo1764 txiolariakEuskal Herria - ASEH - No dia 19 de Maio, a Guarda Civil prendeu 19 pessoas em Euskal Herria, na Catalunha e em Espanha, no âmbito da «Operação Aranha III», acusando-as de «enaltecimento do terrorismo» nas redes sociais.


Doze foram detidas no País Basco e, destas, cinco na Biscaia. Ane Ituiño, advogada dos biscainhos, apresentou uma queixa em tribunal contra a Guarda Civil por «detenção ilegal» e «violação do direito à defesa». Hoje, os cinco detidos testemunharam contra a Benemérita num tribunal de Bilbau. Frente ao tribunal, realizou-se uma concentração para os apoiar e denunciar as «mordaças».

Ane Ituiño disse que as detenções dos seus defendidos não eram necessárias e que «bastaria tê-los notificado», tendo em conta que não havia «uma gravidade extrema». Disse ainda que a Guarda Civil lhe recusou o acesso aos processos correspondentes e à informação sobre a acusação imputada aos detidos que defende.

Ituiño acrescentou que, após a queixa apresentada, o tribunal decidiu dar início a um processo, por entender que tinha havido «violação de direitos constitucionais e uma possível detenção ilegal», e, assim, ouvir os depoimentos dos cinco detidos «como testemunhas».


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.