1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

DSC 0096 CustomEuskal Herria - ASEH - Realiza-se no sábado, 13, em Oñati (Guipuscoa) a quarta edição do Fan Hemendik Eguna [Dia do Longe Daqui]


A iniciativa principal desta jornada, que visa pedir às forças de ocupação espanholas que se vão embora do País Basco, é o cordão humano em redor do quartel da Benemérita.

Os organizadores recordam que «os controlos, as ameaças, os insultos e as perseguições da Guarda Civil são o pão de cada dia dos bascos» e que a mobilização popular é necessária para acabar com esta situação.

O programa começa com um poteo, ao meio-dia e meia, a partir da taberna Ongi; às 14h30 é o almoço popular; às 19h00 tem início a manifestação na Foruen plaza, seguido do «cerco ao quartel». No final, haverá concertos com várias bandas.

«Urkixo pede a proibição do Fan Hemendik Eguna de Oñati por ser "vexatório" para a Guarda Civil»

O delegado do Governo espanhol na Comunidade Autonómica Basca pediu à conselheira da Segurança do Governo de Lakua, Estefanía Beltrán de Heredia, que não autorize a realização do Fan Hemendik Eguna, um «acto vexatório para os membros da Benemérita e suas famílias» e que visa reclamar a sua saída de Euskal Herria. O político da direita espanhola apelou à «sensibilidade» da conselheira, enquanto responsável da Ertzaintza, «em defesa de quem presta serviço nas Forças de Segurança».


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.