1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

310515 brutalidadeEstados Unidos - Diário Liberdade - Duas pessoas por dia: essa é a média de vítimas mortais da polícia norte-americana no que levamos de ano 2015.


Os dados foram divulgados pelo jornal  The Washington Post, que fez contagem dos homicídios perpetrados pela força repressiva norte-americana em todo o território dos Esetados Unidos.

Os dados oficiais costumam não ser completos, uma vez que os departamentos locais de polícia não têm obrigação legal de informar o Governo federal sobre a sua atividade, levando as estatísticas a ficarem incompletas. Daí que o jornal fizesse pesquisa de notícias em que se informava sobre mortes violentas produzidas pela atuação das forças policiais em todo o país.

Concretamente, 385 pessoas foram mortas pela polícia nos cinco primeiros meses de 2015, o que dá em duas pessoas por dia o número de vítimas contabilizadas pelo jornal, muito acima dos oficialmente reconhecidos.

A maior parte dos mortos foram baleados pela polícia quando estavam "armados com objetos potencialmente letais, como armas ou facas", mas 16% unicamente seguravam brinquedos ou estavam totalmente desarmados.

Um outro dado revelador da natureza da violência repressiva nos EUA: dois terça-terços das vítimas contabilizadas são pessoas de raça negra. E mais um: dos 385 homicídios, só três resultaram em condenas para os polícias autores das mortes.

O estudo divulgado confirma a tendência ao incremento da violência por parte do Estado contra as populações, principalmente negras e pobres, em um país onde a polícia utiliza diretamente armamento e todo o tipo de veículos e recursos militares para reprimir o seu próprio povo.

A resposta a essa violência do Estado tem sido nos últimos meses o principal motivo de mobilização de milhares de pessoas em diferentes pontos dos Estados Unidos.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.