1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

baltimore2Estados Unidos - Diário Liberdade - A última hora da tarde de ontem foi decretado o estado de emergência em Baltimore após o recrudescimento dos protestos pola morte do jovem afro-americano Freddie Gray quando se encontrava sob custódia policial.


No dia 12 de abril, Freddie Gray, de 25 anos de idade, era detido pola polícia de Baltimore por "fugir sem motivo" e posteriormente acusado de possessom de armas. Umha semana depois falecia no hospital devido a graves danos na medula espinhal, convertendo-se num novo caso de violência policial de caráter racista.

Desde a sua morte sucedérom-se os atos pacíficos de protesto, mas já no fim de semana houvo alguns episódios de violência nas ruas. Porém, foi nesta segunda-feira, após o funeral de Gray, quando a raiva explodiu e começárom os distúrbios em diferentes bairros de maioria afro-americana. Durante a noite vivérom-se saqueios, destroços, incêndios e longos confrontos com a polícia que resultárom em 15 agentes feridos e 27 pessoas detidas.

Em consequência, o governador do estado de Maryland, Larry Hogan, declarou o estado de emergência para a cidade de Baltimore e mobilizou a Guarda Nacional (força militar de reserva). A Guarda Nacional solicitou aos estados vizinhos o envio de 5.000 soldados, enquanto a polícia estatal pediu 500 agentes adicionais para controlar os protestos. Também a prefeita de Baltimore, Stephanie Rawlings-Blake, decretou o toque de recolher entre as dez da noite a as cinco da madrugada durante toda a semana. Entretanto, milhares de polícias e militares, blindados e helicópteros patrulham as zonas mais conflitivas.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.