1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

Lezo 08Xabier Alegriari ongi etorriaEuskal Herria - ASEH - Xabier Alegria, preso político basco de Lezo (Guipuscoa), foi libertado esta manhã, depois de ter cumprido sete anos e meio de pena no âmbito do processo 18/98, na parte relativa ao Egin.


Foi detido por quatro vezes e passou quase onze anos na cadeia. Hoje, à saída da prisão de Puerto III (Cádis), a cerca de mil quilómetros do País Basco e onde passou quatro anos e meio isolado, tinha amigos e familiares à espera.

Xabier Alegria Loinaz foi detido e encarcerado pela primeira vez em 1998, no âmbito do ataque fascista ao diário Egin; passou um ano na cadeia. Em 2000, voltou a ser detido e encarcerado, desta vez no processo contra o Ekin; foi libertado em Junho do ano seguinte. A 20 de Fevereiro de 2003, foi detido quando do ataque fascista ao jornal Euskaldunon Egunkaria; afirmou ter sido brutalmente torturado.

Na cadeia, de onde sairia em Dezembro de 2004, foi incriminado no processo contra a Udalbiltza, mas seria absolvido, tal como o foi no processo do Egunkaria. A 30 de Novembro de 2007, foi detido no âmbito do processo 18/98 e seria condenado a 12 anos e nove meses pelo Supremo Tribunal espanhol.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.