1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

121114 Mikel ZabalzaEuskal Herria - ASEH - No âmbito do 29.º aniversário do assassinato de Mikel Zabalza, familiares e amigos seus, bem como habitantes de Orbaitzeta (Navarra), de onde era natural, organizaram diversas iniciativas para «denunciar a tortura, homenagear a memória do jovem e pedir que se faça justiça».


Há 29 anos, a Guarda Civil prendeu o natural de Orbaitzeta em Donostia, e nada se soube dele até o seu o corpo aparecer, alguns dias mais tarde, sem vida, nas margens do rio Bidasoa. A versão oficial divulgada foi a de que Zabalza se afogara ao tentar fugir. Contudo, para a família, a sociedade basca e a maioria dos partidos políticos, Mikel morreu quando estava a ser torturado pela Guarda Civil.

Devido à falta de esclarecimento oficial que ainda hoje paira sobre os factos, a iniciativa popular Mikel Zabalza gogoan afirma que «irá continuar a lutar pela verdade, o reconhecimento e a reparação».

Programa
No dia 15, às 19h00, alguns dos arguidos no processo contra os 28 jovens independentistas darão uma conferência sobre «A tortura nos julgamentos dos jovens», na Casa das Juntas de Aribe (Vale de Aezkoa). No dia 23, ao meio-dia, terá lugar a homenagem na Orbaitzetako Ola [Antiga Fábrica de Armas].


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.